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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30102
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Como estudantes de Administração percebem o desvio de função em situações de estágio e os seus efeitos sobre o desenvolvimento profissional |
Autor(es): | Souza, Jordana Náthaly Donizete de |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Henrique Geraldo |
Resumo: | O estágio é uma forma de o estudante ter um primeiro contato com o mercado de trabalho, um processo de aprendizagem e experimentação, mas em relação ao qual podem se observar desvios de função. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo examinar como ocorre o desenvolvimento de estagiários, indo além do treinamento que é feito logo que o candidato é aprovado, e analisar se e como se dá o desvio de função em situações de estágio e suas influências no desenvolvimento profissional dos indivíduos. Para o levantamento dos dados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, que já tenham tido ao menos uma experiência de estágio, no qual os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Com os resultados encontrados, os estudantes apontaram fazer atividades que não eram nada relacionadas com a graduação, em que não tiveram contribuições ligadas à área. Por outro lado, realizaram atividades que trouxeram muitas contribuições para sua vida profissional, e conseguiram adquirir ou desenvolver competências, tais como habilidade de se relacionar com as pessoas, de controlar as emoções e capacidade de realizar as tarefas eficientemente. Essas competências profissionais, em sua grande maioria, foram frutos de tarefas fora do escopo de trabalho dos estagiários, e que também gerou efeitos positivos, mesmo que o estagiário tenha sido explorado e esteja exercendo atividades de um funcionário da empresa. A empresa deve ficar muito atenta, pois tarefas muito amplas podem desmotivar o estagiário, resultando em efeitos negativos, como sobrecarga de trabalho, estresse, tristeza ou sentimento de desvalorização. |
Palavras-chave: | Estágio Desvio de função Curso de administração Competências Desenvolvimento profssional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SOUZA, Jordana Náthaly Donizete de. Como estudantes de administração percebem o desvio de função em situações de estágio e os seus efeitos sobre o desenvolvimento profissional. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30102 |
Data de defesa: | 9-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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