Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30102
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Como estudantes de Administração percebem o desvio de função em situações de estágio e os seus efeitos sobre o desenvolvimento profissional
Autor(es): Souza, Jordana Náthaly Donizete de
Primeiro orientador: Rodrigues, Henrique Geraldo
Resumo: O estágio é uma forma de o estudante ter um primeiro contato com o mercado de trabalho, um processo de aprendizagem e experimentação, mas em relação ao qual podem se observar desvios de função. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo examinar como ocorre o desenvolvimento de estagiários, indo além do treinamento que é feito logo que o candidato é aprovado, e analisar se e como se dá o desvio de função em situações de estágio e suas influências no desenvolvimento profissional dos indivíduos. Para o levantamento dos dados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, que já tenham tido ao menos uma experiência de estágio, no qual os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Com os resultados encontrados, os estudantes apontaram fazer atividades que não eram nada relacionadas com a graduação, em que não tiveram contribuições ligadas à área. Por outro lado, realizaram atividades que trouxeram muitas contribuições para sua vida profissional, e conseguiram adquirir ou desenvolver competências, tais como habilidade de se relacionar com as pessoas, de controlar as emoções e capacidade de realizar as tarefas eficientemente. Essas competências profissionais, em sua grande maioria, foram frutos de tarefas fora do escopo de trabalho dos estagiários, e que também gerou efeitos positivos, mesmo que o estagiário tenha sido explorado e esteja exercendo atividades de um funcionário da empresa. A empresa deve ficar muito atenta, pois tarefas muito amplas podem desmotivar o estagiário, resultando em efeitos negativos, como sobrecarga de trabalho, estresse, tristeza ou sentimento de desvalorização.
Palavras-chave: Estágio
Desvio de função
Curso de administração
Competências
Desenvolvimento profssional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Jordana Náthaly Donizete de. Como estudantes de administração percebem o desvio de função em situações de estágio e os seus efeitos sobre o desenvolvimento profissional. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30102
Data de defesa: 9-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComoEstudantesAdministração.pdf477.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.