Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica |
| Autor(es): | Machado, Ameilto Alves |
| Primeiro orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
| Primeiro membro da banca: | Cavalheiro, Ademir |
| Segundo membro da banca: | dos Santos, Silvia Martins |
| Resumo: | A tendência em pesquisa em educação tem sido de pensar e discutir o seu papel na construção da cidadania do estudante, como ferramenta imprescindível para a relação do sujeito com o mundo. As experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (RP), buscaram identificar através de entrevistas aplicadas aos estudantes do Ensino Médio, características da educação básica, aproximando a universidade da escola, através de suas experiências e concepções vividas no programa. Os licenciandos da segunda metade do curso participaram do projeto em três etapas: o período de ambientação que buscava compreender a realidade escolar a partir do reconhecimento do chão da escola. Após o reconhecimento e adaptação dos residentes, a próxima etapa focava no planejamento das ações e intervenções pedagógicas, denominada: imersão. E por fim, o período de regência, onde o residente atua de forma direta na sala de aula, como protagonista do processo de ensino, sempre em parceria e supervisão do professor preceptor. Para atingir o objetivo de conhecer do chão da escola, uma das atividades desenvolvidas foi a realização de entrevistas semiestruturadas com o elenco da comunidade escolar. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas no subprojeto Multidisciplinar, núcleo Física e Química da Universidade Federal de Uberlândia, as reflexões geradas a partir do olhar de um residente do curso Física Licenciatura no âmbito do programa de Residência Pedagógica, sobre os desafios da prática docente. |
| Palavras-chave: | Formação inicial Residência pedagógica Ensino de Física |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | Machado, Ameilto Alves. Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095 |
| Data de defesa: | 1-Out-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ReflexõesDeLicenciando.pdf | 279.39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
