Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica
Autor(es): Machado, Ameilto Alves
Primeiro orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primeiro membro da banca: Cavalheiro, Ademir
Segundo membro da banca: dos Santos, Silvia Martins
Resumo: A tendência em pesquisa em educação tem sido de pensar e discutir o seu papel na construção da cidadania do estudante, como ferramenta imprescindível para a relação do sujeito com o mundo. As experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (RP), buscaram identificar através de entrevistas aplicadas aos estudantes do Ensino Médio, características da educação básica, aproximando a universidade da escola, através de suas experiências e concepções vividas no programa. Os licenciandos da segunda metade do curso participaram do projeto em três etapas: o período de ambientação que buscava compreender a realidade escolar a partir do reconhecimento do chão da escola. Após o reconhecimento e adaptação dos residentes, a próxima etapa focava no planejamento das ações e intervenções pedagógicas, denominada: imersão. E por fim, o período de regência, onde o residente atua de forma direta na sala de aula, como protagonista do processo de ensino, sempre em parceria e supervisão do professor preceptor. Para atingir o objetivo de conhecer do chão da escola, uma das atividades desenvolvidas foi a realização de entrevistas semiestruturadas com o elenco da comunidade escolar. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas no subprojeto Multidisciplinar, núcleo Física e Química da Universidade Federal de Uberlândia, as reflexões geradas a partir do olhar de um residente do curso Física Licenciatura no âmbito do programa de Residência Pedagógica, sobre os desafios da prática docente.
Palavras-chave: Formação inicial
Residência pedagógica
Ensino de Física
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Machado, Ameilto Alves. Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095
Data de defesa: 1-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexõesDeLicenciando.pdf279.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.