Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica
Autor: Machado, Ameilto Alves
Primer orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primer miembro de la banca: Cavalheiro, Ademir
Segundo miembro de la banca: dos Santos, Silvia Martins
Resumen: A tendência em pesquisa em educação tem sido de pensar e discutir o seu papel na construção da cidadania do estudante, como ferramenta imprescindível para a relação do sujeito com o mundo. As experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (RP), buscaram identificar através de entrevistas aplicadas aos estudantes do Ensino Médio, características da educação básica, aproximando a universidade da escola, através de suas experiências e concepções vividas no programa. Os licenciandos da segunda metade do curso participaram do projeto em três etapas: o período de ambientação que buscava compreender a realidade escolar a partir do reconhecimento do chão da escola. Após o reconhecimento e adaptação dos residentes, a próxima etapa focava no planejamento das ações e intervenções pedagógicas, denominada: imersão. E por fim, o período de regência, onde o residente atua de forma direta na sala de aula, como protagonista do processo de ensino, sempre em parceria e supervisão do professor preceptor. Para atingir o objetivo de conhecer do chão da escola, uma das atividades desenvolvidas foi a realização de entrevistas semiestruturadas com o elenco da comunidade escolar. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas no subprojeto Multidisciplinar, núcleo Física e Química da Universidade Federal de Uberlândia, as reflexões geradas a partir do olhar de um residente do curso Física Licenciatura no âmbito do programa de Residência Pedagógica, sobre os desafios da prática docente.
Palabras clave: Formação inicial
Residência pedagógica
Ensino de Física
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: Machado, Ameilto Alves. Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095
Fecha de defensa: 1-oct-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReflexõesDeLicenciando.pdf279.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.