Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Ameilto Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T15:03:11Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T15:03:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
dc.identifier.citation | Machado, Ameilto Alves. Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30095 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | Reflexões de um licenciando da Física sobre os desafios da prática docente no âmbito da Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704445P6&tokenCaptchar=03AGdBq27BiIogkYpNF-hrcKjA8XsOrxg0i8VE09XQyNN-XLFXaZiAQNcWukbPaMSjjrw4HGglq6Y-3KOBXr0s_2edinVXG9wIG2ZIoAlELojUjnDv_mfehD1gsFBa_hgvsnyelPgxLCj5MSXFe1KvzdJMbbh2VM_D2e60Qd4gIQmLGyIAgrzNuvg5BzGP7s6Jz0WItLo9MJ9NtRmw7qbgD71TF-bQFN5waqjx5dzbeLNkgDxvQFERsSxhTYT76DYHMfbljYLxW8wXTQSJSrnKd6QZsCz3i6wZ7AlxfjDMunKXWl9j7OQmsHrDuvSoy4bBzPv0LBH78enjj1jpXtR0dtsrmOc7Vxl5J5x90ig8_br5J9t-FNqzlfnHV_4flhnfExoxqCO6nJe8mMJRF2vKg9jwBOX-jYb-2pq_bpUJ9x6t9ixU_2BrpspIPXa-aI45B8uHcSlNieIz | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalheiro, Ademir | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700243P8&tokenCaptchar=03AGdBq27e-tpM2SDcq7J6m3NOTRvXlPEq4vZGZWGcVphI1zXn8ExFVcv_uQXM40Y0XjMXagKx0W50zmaHhFg8dwUBdfD8Y1pPtJ0zGeNr8rBxpxLHDJEV-GMpQ7szr7j2hw5EaS17j5s7pfqQU0Nw143LB9HZDgIfPOog1YLwUs2FXJ0aTu8LXQoKBeWvDF9CCnLAbAm5sofzuiMy6JkT8b31Wxl__2-hCqIiNcVN9K9h9U-xcLscnHO6v2bTpgQm-xRetOFM0hevGieAq7SgQwjs9NlRDlTVKP7NtZQJh3klbx_U0cm-8xN3Lv2b0sa_esmNSzpN3GbmOJMkLYjpHfqGMDU07uk1cH_qSCfcE6y6-64Ji8mGdtxvf4otaZOFbYK70CIiKjG_nItZG5aWIkPTfjG0nu2QmZP94KQg7B6dI2K2XiHdB6Z-Ka12ySlSJO_k6jACIe3n | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | dos Santos, Silvia Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799701E7&tokenCaptchar=03AGdBq25JhD5SVsP7qbEzn8nrTO_RV3GOqgRjpdzKMPI7cUfNpjEIwgMAhU1To-QBf_X28GCnXS2B_H-8dFHp5_DsqgTHlqm9pT83_i08v3mH2G5RIUuzOOp5-Hbl8jN02NpTVbVZPVbe_azoULVF_Adird5rE5tDAhzzV5C8oP2tWHW-naJfvhozk3todhILVoXBzuwsVlWmbWpBTtut4jvkM9k8O8u6bpQrU53tZpMknZ8pVPpgCFHFlVvEL1Hfa17cn_UU6qUa3DeH9QpL7lgdogbzrSoS8zKg_835__lU42VtBVIGOiI3-TO6h4teu6t1WYPGU4fUlfbbEYruDLtRN-WyZacWx2RyEx21mSPvM4PlV22P_oRdIGoYRR2pnK2pxGz5MmVPuyKUnjtqgR-G38Az7CC7jq-5jaO56Qol6wdc5yutzA5CDe6yuGHGPKKEoijk8Rxb | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4901261A6&tokenCaptchar=03AGdBq27NkXY4xrUIxIW4BxhyYq5hVmhIjzjEfLR9A1c3WNd5vzDIVbJ9mFUF6B6r5BZu1KIUfAmzKn4fGP02Y5Hup02CJ3wctZaFd1WaycqwgeNl8hlAsNAJiPSqytE9CZ_ydLuTr_hPVa2gJi0_W3bc0tbZHrS7SgGwjwhO4Pd3gtLY4_BTWdqrtefX_R1ELE1-1NnM6XDawIdpyAl0j3e9YON8uo7T8IscWXeUfFfLpCuwGmQ6J07XczBGAaNTWF2qnqQYGtfxfWD_XZeGmZAgYiMz7Ai2HmuYyUHoBVQpE9JUCWbzlMJy8g7f2iHkY6ZAIfd4XyiLzReguQPRSd-pix1Z3cQcJ48soLV34FuYEqr76D82Ftb3GYRtzxnDNWw2NkjXNjCRQ2Gih4HrtV6FQ7wyZgqi43CYev-83zW5M7a_QymFhow57ZKEV3XKgT3bNX4FCmBl | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A tendência em pesquisa em educação tem sido de pensar e discutir o seu papel na construção da cidadania do estudante, como ferramenta imprescindível para a relação do sujeito com o mundo. As experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (RP), buscaram identificar através de entrevistas aplicadas aos estudantes do Ensino Médio, características da educação básica, aproximando a universidade da escola, através de suas experiências e concepções vividas no programa. Os licenciandos da segunda metade do curso participaram do projeto em três etapas: o período de ambientação que buscava compreender a realidade escolar a partir do reconhecimento do chão da escola. Após o reconhecimento e adaptação dos residentes, a próxima etapa focava no planejamento das ações e intervenções pedagógicas, denominada: imersão. E por fim, o período de regência, onde o residente atua de forma direta na sala de aula, como protagonista do processo de ensino, sempre em parceria e supervisão do professor preceptor. Para atingir o objetivo de conhecer do chão da escola, uma das atividades desenvolvidas foi a realização de entrevistas semiestruturadas com o elenco da comunidade escolar. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas no subprojeto Multidisciplinar, núcleo Física e Química da Universidade Federal de Uberlândia, as reflexões geradas a partir do olhar de um residente do curso Física Licenciatura no âmbito do programa de Residência Pedagógica, sobre os desafios da prática docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReflexõesDeLicenciando.pdf | 279.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.