Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30053
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tecnologia, pós-modernidade e a prova nas ações de família: a influência das redes sociais na análise da capacidade econômica do devedor de alimentos
Autor(es): Alves, Cristiane Guerin
Primeiro orientador: Boyadjian, Gustavo Henrique Velasco
Resumo: O presente estudo parte de uma abordagem interdisciplinar, conjugando Direito e Ciências Sociais, para tratar do uso das redes sociais como prova, nas demandas alimentares, da capacidade econômica do devedor de alimentos. Por uma análise sistêmica e atual, partindo do panorama geral da sociedade contemporânea e da identidade do homem pós-moderno, demonstra-se a ambígua influência de provas retiradas de redes sociais como Instagram e Facebook quando usadas para verificar as condições financeiras do devedor de alimentos. Essa ambiguidade se dá em virtude do atual papel das redes e da internet na propagação da sociedade do espetáculo e da cultura da ostentação, funcionando como um palco de informações que muitas vezes não são verídicas, disseminadas pelos indivíduos tão somente no intuito de venderem uma falsa imagem de riqueza e bem estar. Estes, por sua vez, se veem obrigados a tal comportamento em razão da, por vezes invisível, mas incessante, influência do capital, que nos transformou em uma sociedade de consumidores. Sugere-se, então, a relativização na análise, pelo julgador, desse tipo de conjunto probatório, na finalidade de garantir o melhor interesse do menor envolvido nestas ações, objetivo máximo a ser alcançado, como preleciona a Constituição da República Federativa do Brasil.
Palavras-chave: Direito de família
Alimentos
Provas
Redes sociais
Pós modernidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Cristiane Guerin. Tecnologia, pós-modernidade e a prova nas ações de família: a influência das redes sociais na análise da capacidade econômica do devedor de alimentos. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30053
Data de defesa: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnologiaPósModernidade.pdfTCC929.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons