Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30022
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6368-6263
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo "Do Fundo do Baú" pelo coletivo Os Mascaratis
Título(s) alternativo(s): Between the tradition of the masks of the Commedia dell´arte and the contemporaneity: challenges and learning in the creation process of the show "Do Fundo do Baú" by the collective Os Mascaratis
Autor(es): Dantas, Emanuelle Anne da Silva
Primeiro orientador: Leite, Vilma Campos dos Santos
Primeiro membro da banca: Vianna, Beatriz Maria Rosa
Segundo membro da banca: Paula, José Eduardo de
Resumo: Nessa dissertação, procuro apontar os aprendizados e desafios presentes num processo de criação envolvendo máscaras e o gênero teatral da Commedia dell’arte. Trata-sedo processo do espetáculo “Do Fundo do Baú” realizado pelo coletivo teatral Os Mascaratis. Retorno a algumas características do contexto de origem da Commedia dell’arte e,na sequência, minha iniciação à máscara e o treinamento no grupo de pesquisa em máscaras. Situo o surgimento do coletivo Os Mascaratis e de como se dá o processo de montagem do espetáculo. O percurso mostra a importância do treinamento técnico do ator em máscara; o processo coletivizado de criação, sendo especialmente relevante a forma de criação de cada máscara e a inserção dos Charlatães, pois, extrapolando a resolução dramatúrgica, se configura num importante procedimento para a ampliação do jogo entre os atores e a sua relação com a plateia.
Abstract: In this dissertation, I try to point out the learnings and challenges present in a creative process involving masks and the theatrical genre of Commedia dell´arte. This is the process of the show “Do Fundo do Baú” performed by the theater collective Os Mascaratis. I return to some characteristics of the original context of Commedia dell´arteand, as a result, my initiation to the mask and training in the mask research group. I situate the emergence of Os Mascaratis collective and how the process of assembling the show takes place. The route shows the importance of the technical training for the actors in mask; the collectivized process of creation, with the form of creation of each mask and the insertion of Charlatães being, especially relevant, since, extrapolating the dramaturgical resolution, it is configured in an important procedure of the expansion of the game between the actors and their relationship with the audience.
Palavras-chave: Commedia dell´arte
Commedia dell´arte
Máscara
Mask
Jogo
Game
Charlatão
Charlatan
Criação
Creation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Teatro
Teatro de máscaras
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: DANTAS, Emanuelle Anne da Silva. Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo "Do Fundo do Baú" pelo coletivo Os Mascaratis. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.636
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.636
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30022
Data de defesa: 5-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreTradicaoMascaras.pdf3.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.