Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30022
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6368-6263
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo "Do Fundo do Baú" pelo coletivo Os Mascaratis
Alternate title (s): Between the tradition of the masks of the Commedia dell´arte and the contemporaneity: challenges and learning in the creation process of the show "Do Fundo do Baú" by the collective Os Mascaratis
Author: Dantas, Emanuelle Anne da Silva
First Advisor: Leite, Vilma Campos dos Santos
First member of the Committee: Vianna, Beatriz Maria Rosa
Second member of the Committee: Paula, José Eduardo de
Summary: Nessa dissertação, procuro apontar os aprendizados e desafios presentes num processo de criação envolvendo máscaras e o gênero teatral da Commedia dell’arte. Trata-sedo processo do espetáculo “Do Fundo do Baú” realizado pelo coletivo teatral Os Mascaratis. Retorno a algumas características do contexto de origem da Commedia dell’arte e,na sequência, minha iniciação à máscara e o treinamento no grupo de pesquisa em máscaras. Situo o surgimento do coletivo Os Mascaratis e de como se dá o processo de montagem do espetáculo. O percurso mostra a importância do treinamento técnico do ator em máscara; o processo coletivizado de criação, sendo especialmente relevante a forma de criação de cada máscara e a inserção dos Charlatães, pois, extrapolando a resolução dramatúrgica, se configura num importante procedimento para a ampliação do jogo entre os atores e a sua relação com a plateia.
Abstract: In this dissertation, I try to point out the learnings and challenges present in a creative process involving masks and the theatrical genre of Commedia dell´arte. This is the process of the show “Do Fundo do Baú” performed by the theater collective Os Mascaratis. I return to some characteristics of the original context of Commedia dell´arteand, as a result, my initiation to the mask and training in the mask research group. I situate the emergence of Os Mascaratis collective and how the process of assembling the show takes place. The route shows the importance of the technical training for the actors in mask; the collectivized process of creation, with the form of creation of each mask and the insertion of Charlatães being, especially relevant, since, extrapolating the dramaturgical resolution, it is configured in an important procedure of the expansion of the game between the actors and their relationship with the audience.
Keywords: Commedia dell´arte
Commedia dell´arte
Máscara
Mask
Jogo
Game
Charlatão
Charlatan
Criação
Creation
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Teatro
Teatro de máscaras
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: DANTAS, Emanuelle Anne da Silva. Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo "Do Fundo do Baú" pelo coletivo Os Mascaratis. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.636
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.636
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30022
Date of defense: 5-Aug-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreTradicaoMascaras.pdf3.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.