Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30022
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6368-6263
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo "Do Fundo do Baú" pelo coletivo Os Mascaratis
Título (s) alternativo (s): Between the tradition of the masks of the Commedia dell´arte and the contemporaneity: challenges and learning in the creation process of the show "Do Fundo do Baú" by the collective Os Mascaratis
Autor: Dantas, Emanuelle Anne da Silva
Primer orientador: Leite, Vilma Campos dos Santos
Primer miembro de la banca: Vianna, Beatriz Maria Rosa
Segundo miembro de la banca: Paula, José Eduardo de
Resumen: Nessa dissertação, procuro apontar os aprendizados e desafios presentes num processo de criação envolvendo máscaras e o gênero teatral da Commedia dell’arte. Trata-sedo processo do espetáculo “Do Fundo do Baú” realizado pelo coletivo teatral Os Mascaratis. Retorno a algumas características do contexto de origem da Commedia dell’arte e,na sequência, minha iniciação à máscara e o treinamento no grupo de pesquisa em máscaras. Situo o surgimento do coletivo Os Mascaratis e de como se dá o processo de montagem do espetáculo. O percurso mostra a importância do treinamento técnico do ator em máscara; o processo coletivizado de criação, sendo especialmente relevante a forma de criação de cada máscara e a inserção dos Charlatães, pois, extrapolando a resolução dramatúrgica, se configura num importante procedimento para a ampliação do jogo entre os atores e a sua relação com a plateia.
Abstract: In this dissertation, I try to point out the learnings and challenges present in a creative process involving masks and the theatrical genre of Commedia dell´arte. This is the process of the show “Do Fundo do Baú” performed by the theater collective Os Mascaratis. I return to some characteristics of the original context of Commedia dell´arteand, as a result, my initiation to the mask and training in the mask research group. I situate the emergence of Os Mascaratis collective and how the process of assembling the show takes place. The route shows the importance of the technical training for the actors in mask; the collectivized process of creation, with the form of creation of each mask and the insertion of Charlatães being, especially relevant, since, extrapolating the dramaturgical resolution, it is configured in an important procedure of the expansion of the game between the actors and their relationship with the audience.
Palabras clave: Commedia dell´arte
Commedia dell´arte
Máscara
Mask
Jogo
Game
Charlatão
Charlatan
Criação
Creation
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Teatro
Teatro de máscaras
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Cita: DANTAS, Emanuelle Anne da Silva. Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo "Do Fundo do Baú" pelo coletivo Os Mascaratis. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.636
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.636
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30022
Fecha de defensa: 5-ago-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EntreTradicaoMascaras.pdf3.47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.