Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29965
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7618-633X |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O uso do celular nas aulas de língua portuguesa: viajando pelo mundo das expressões idiomáticas |
Título(s) alternativo(s): | Mobile phones in portuguese language lessons: traveling the world of idiomatic expressions |
Autor(es): | Santos, Letícia Maria Pereira dos |
Primeiro orientador: | Cristianini, Adriana Cristina |
Primeiro membro da banca: | Soares, Rita de Cássia da Silva |
Segundo membro da banca: | Dias, Eliana |
Resumo: | Observamos, por meio de nossa prática em sala de aula, uma carência no desenvolvimento de atividades para o ensino sistemático do léxico, bem como o pouco uso do celular, nas aulas. Diante disso, a presente pesquisa objetivou desenvolver uma proposta pedagógica, que utilize, nas aulas de Língua Portuguesa, o recurso tecnológico do celular como ferramenta pedagógica, com vistas a suprir essas carências, por meio da exploração das Expressões Idiomáticas (EIs), tendo como foco a ampliação lexical, e consequentemente, melhorar a capacidade de leitura, produção e interpretação de textos e oralidade. Visando, ainda, a construção de um BLOG, contendo as atividades realizadas. Observamos, também, que o espaço dedicado às EIs não é muito explorado, nas aulas de Língua Portuguesa. A partir dessas observações, foi realizado o estudo das EIs utilizando o celular. A fundamentação teórica baseou-se em Almeida (2003), Barbosa (1990, 1999, 2000, 2001), Bezerra (1998), Biderman (1998), entre outros. As atividades desenvolvidas, em sala de aula, compuseram o corpus do trabalho. Desse modo, partimos da hipótese de que o uso celular, nas aulas de Língua Portuguesa, é uma ferramenta pedagógica relevante para o ensino-aprendizagem. Seguimos os parâmetros do método pesquisa-ação e, por meio de estudos semântico-lexicais, numa perspectiva diacrônica, elaboramos uma proposta de intervenção, posteriormente aplicada em uma turma com trinta e três (33) alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais. Durante essa intervenção, os alunos fizeram leituras de vários gêneros textuais, pesquisaram sobre várias EIs , desenharam, criaram animações – GIFs – e um BLOG, o que resultou no contato com novas palavras e expressões, e assim ampliaram o conhecimento lexical, além de compreenderem que a linguagem se constrói socialmente, pois ao pesquisaram a origem das EIs puderam identificar a construção social dessas expressões pesquisadas. Como produto, desenvolvemos, utilizando o celular, GIFs e um BLOG direcionado a alunos e professores, para divulgação e compartilhamento das atividades desenvolvidas para a pesquisa e dos resultados obtidos. |
Abstract: | Through classroom practice, we have observed a lack in the development of activities for systematic lexicon instruction in addition to low use of mobile phones in class. Given this, this study aimed to use mobile phones as a technological resource and pedagogical tool in Portuguese language lessons to meet these needs through the exploration of idioms, focusing on lexical expansion and, hence, on improving students’ reading, writing and interpreting texts, and oral skills. We have also observed that idioms are not much explored in Portuguese language classes. On account of that, we studied idioms using mobile phones. The study theoretical background was based on Almeida (2003), Barbosa (1990, 1999, 2000, 2001), Bezerra (1998), Biderman (1998), among others. The activities developed in the classroom made up the corpus of the work. We assumed that mobile phone use in Portuguese language lessons is a critical pedagogical tool for teaching and learning. Through semantic-lexical studies, from a diachronic perspective, we developed an intervention proposal, later applied to a class with thirty-three participants from the ninth grade of a public school in a state school of Minas Gerais, Brazil. Along this intervention, students carried out readings of various textual genres, looked up idioms, created drawings, GIFs animations and a BLOG, which resulted in contact with new words and expressions, and thus expanded their lexical knowledge, as well as their understanding that language is socially constructed, since they sought the origin of idioms and could identify their social construction. As a result, we developed GIFs and a BLOG using mobile phones to disseminate and share both the activities developed during the study and also its findings among students and teachers. |
Palavras-chave: | Léxico Expressões Idiomáticas Variação e mudança linguísticas Ensino-aprendizagem Celular Blog Portuguese language Idiomatic Expressions Lexicon Linguistic variation and change Teaching and learning Mobile phone BLOG |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Assunto: | Linguística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Referência: | SANTOS, Letícia Pereira dos. O uso do celular nas aulas de Língua Portuguesa: viajando pelo mundo das expressões idiomáticas. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/ 10.14393/ufu.di.2020.360. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.360 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29965 |
Data de defesa: | 14-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OusoDoCelular.pdf | TCC | 4.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.