Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29913
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Paixão e conflito: um estudo sobre o aluno trabalhador de quinta série noturna |
Título (s) alternativo (s): | Passion and conflict: a study on the working student of fifth grade at night |
Autor: | Ferreira, Fátima Conceição |
Primer orientador: | Maimoni, Eulália Henriques |
Resumen: | Este trabalho tem como ponto central o estudo do esforço que o aluno de quinta série noturna faz para permanecer na escola e seu conflito para essa permanência, podendo traduzir—se este fenômeno como fracasso escolar. Buscou-se estudar este tema, em um primeiro momento, na perspectiva de alunos que haviam abandonado a escola; em um segundo momento, em uma sala de quinta série noturna, para tentar perceber, no quotidiano da sala de aula, que fatores contribuíam para que o aluno abandonasse a escola. Foi feita uma intervenção junto aos alunos e professores da referida série, dinamizando as suas atividades pedagógicas, na tentativa de reduzir a evasão escolar naquele ano. Pela revisão da literatura, verificou-se que o problema existe desde que surgiu o ensino noturno. Assim, as explicações historicamente dadas não conseguiram chegar à raiz da questão, talvez porque estejam fundamentadas em ciências de cunho liberal, sempre a serviço da classe social dominante. Nesta visão elitista, os problemas educacionais são pensados fora da realidade dos excluídos, daí a dificuldade de eliminar o fracasso escolar, até porque o professor e o aluno estão imbuídos da idéia de que o estudante do noturno, que é negro, que é pobre e que trabalha, não aprende como os outros. " A investigação foi realizada em uma escola pública situada na periferia de Uberlândia e fez uso de questionários, observações, conversas aleatórias (entrevistas), reuniões tanto com alunos quanto com professores. Concluiu-se que há fatores intra e extra-escolares que contribuem decisivamente para o aluno abandonar a escola. Mas esses alunos têm um desejo, uma grande energia que os faz voltar sempre a querer estudar. Por outro lado, há uma outra força que os empurra para fora, causando-lhes um esgotamento emocional muito forte. A escola não tem conseguido resolver esta problemática. As políticas educacionais ficam no discurso. A sociedade está cada vez mais dividida e a classe pobre deste País cada dia mais pobre, aumentando a discriminação. Junte-se a isto a dificuldade deste aluno em lutar pela sobrevivência por meio do trabalho e, ao mesmo tempo, buscar o conhecimento, que é de seu direito. |
Abstract: | The aim of this inquiry is to study he hard work made by night-school elementary fifth series students, in a second moment on a nocturnal fifth grade class, in order no stay in school as well his conflict for this, a phenomenon that can be named school failure. In a first moment the study was done in perspective of students who have abandoned school, in order to verify in class day-life which were abandon factors in that year. lt was also done an intervention near to fifth grade students and teachers and dynamized. their pedagogical activities, as an evasion reduction try. Literature showed that this problem have existed since night-school creation. Historically done explanations failed in getting hidden causes, mainly for they are based on liberalist sciences, always in social dominant class service. ' By this elitist vision, education problems do not consider the excluded class reality and this is the main reason to school failure ellimination. Teachers and students are convinced that night-school student, who is black, who is poor and who works is not able to learn as the others. . This inquiry was done in a night-school placed in Uberlândia peripheral zone using: questionnaires, observing activities, interviews as well teachers and students meetings. The main conclusion is that there are extra and intra—school factors that contribute for students school abandon. But these same students have a strong desire, a great strength that obliges them to return. By the other side, there is another strength that pushes him out, emotionally stressing him in a great scale. School has failed in solving this problem. Education policies remain only a discourse level. Society is greater divided in classes and great number of poor people in this daily poorer country increases discrimination. Furthermore, this students have to work hard in order to survive and at the same time search for knowledge, one of their basic rights. |
Palabras clave: | Aluno trabalhador Quinta série Período noturno Working student Fifth grade Night time |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Estudantes Trabalhadores - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | FERREIRA, Fátima Conceição. Paixão e conflito: um estudo sobre o aluno trabalhador de quinta série noturna. 1997. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.20. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.20 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29913 |
Fecha de defensa: | 1997 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PaixaoConflitoEstudo.pdf | 9.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons