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dc.creatorFerreira, Fátima Conceição-
dc.date.accessioned2020-09-16T17:40:59Z-
dc.date.available2020-09-16T17:40:59Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fátima Conceição. Paixão e conflito: um estudo sobre o aluno trabalhador de quinta série noturna. 1997. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.20.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29913-
dc.description.abstractThe aim of this inquiry is to study he hard work made by night-school elementary fifth series students, in a second moment on a nocturnal fifth grade class, in order no stay in school as well his conflict for this, a phenomenon that can be named school failure. In a first moment the study was done in perspective of students who have abandoned school, in order to verify in class day-life which were abandon factors in that year. lt was also done an intervention near to fifth grade students and teachers and dynamized. their pedagogical activities, as an evasion reduction try. Literature showed that this problem have existed since night-school creation. Historically done explanations failed in getting hidden causes, mainly for they are based on liberalist sciences, always in social dominant class service. ' By this elitist vision, education problems do not consider the excluded class reality and this is the main reason to school failure ellimination. Teachers and students are convinced that night-school student, who is black, who is poor and who works is not able to learn as the others. . This inquiry was done in a night-school placed in Uberlândia peripheral zone using: questionnaires, observing activities, interviews as well teachers and students meetings. The main conclusion is that there are extra and intra—school factors that contribute for students school abandon. But these same students have a strong desire, a great strength that obliges them to return. By the other side, there is another strength that pushes him out, emotionally stressing him in a great scale. School has failed in solving this problem. Education policies remain only a discourse level. Society is greater divided in classes and great number of poor people in this daily poorer country increases discrimination. Furthermore, this students have to work hard in order to survive and at the same time search for knowledge, one of their basic rights.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAluno trabalhadorpt_BR
dc.subjectQuinta sériept_BR
dc.subjectPeríodo noturnopt_BR
dc.subjectWorking studentpt_BR
dc.subjectFifth gradept_BR
dc.subjectNight timept_BR
dc.titlePaixão e conflito: um estudo sobre o aluno trabalhador de quinta série noturnapt_BR
dc.title.alternativePassion and conflict: a study on the working student of fifth grade at nightpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maimoni, Eulália Henriques-
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/1146692067327886pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6930134867727801pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como ponto central o estudo do esforço que o aluno de quinta série noturna faz para permanecer na escola e seu conflito para essa permanência, podendo traduzir—se este fenômeno como fracasso escolar. Buscou-se estudar este tema, em um primeiro momento, na perspectiva de alunos que haviam abandonado a escola; em um segundo momento, em uma sala de quinta série noturna, para tentar perceber, no quotidiano da sala de aula, que fatores contribuíam para que o aluno abandonasse a escola. Foi feita uma intervenção junto aos alunos e professores da referida série, dinamizando as suas atividades pedagógicas, na tentativa de reduzir a evasão escolar naquele ano. Pela revisão da literatura, verificou-se que o problema existe desde que surgiu o ensino noturno. Assim, as explicações historicamente dadas não conseguiram chegar à raiz da questão, talvez porque estejam fundamentadas em ciências de cunho liberal, sempre a serviço da classe social dominante. Nesta visão elitista, os problemas educacionais são pensados fora da realidade dos excluídos, daí a dificuldade de eliminar o fracasso escolar, até porque o professor e o aluno estão imbuídos da idéia de que o estudante do noturno, que é negro, que é pobre e que trabalha, não aprende como os outros. " A investigação foi realizada em uma escola pública situada na periferia de Uberlândia e fez uso de questionários, observações, conversas aleatórias (entrevistas), reuniões tanto com alunos quanto com professores. Concluiu-se que há fatores intra e extra-escolares que contribuem decisivamente para o aluno abandonar a escola. Mas esses alunos têm um desejo, uma grande energia que os faz voltar sempre a querer estudar. Por outro lado, há uma outra força que os empurra para fora, causando-lhes um esgotamento emocional muito forte. A escola não tem conseguido resolver esta problemática. As políticas educacionais ficam no discurso. A sociedade está cada vez mais dividida e a classe pobre deste País cada dia mais pobre, aumentando a discriminação. Junte-se a isto a dificuldade deste aluno em lutar pela sobrevivência por meio do trabalho e, ao mesmo tempo, buscar o conhecimento, que é de seu direito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.20pt_BR
dc.orcid.putcode81753354-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
dc.subject.autorizadoEstudantespt_BR
dc.subject.autorizadoTrabalhadores - Educaçãopt_BR
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