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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Economia compartilhada: uma avaliação dos ofertantes de bens e serviços da cidade de Uberlândia (MG), 2018
Título (s) alternativo (s): Sharing economy: an evaluation of the suppliers of goods and services of the city of Uberlândia (MG), 2018.
Autor: Campos, Gustavo Rodrigues
Primer orientador: Araújo, Aracy Alves de
Primer miembro de la banca: Sousa, Regis Michel dos Santos
Segundo miembro de la banca: Melo, Sara Luzia
Resumen: A partir do surgimento de um novo modelo econômico, com a redução dos custos de transações causados pelos avanços tecnológicos, a conexão on-line e direta entre consumidores e vendedores se tornou mais fácil, possibilitando o compartilhamento de bens e serviços entre pessoas conectadas independente de se conhecerem. Empresas vem se adaptando ou surgindo dentro da economia compartilhada, como é denominado esta nova forma das pessoas se relacionarem e comercializarem com base no compartilhamento de bens e serviços, de uma forma mais rápida, com menor custo das transações e não dependendo necessariamente de troca monetária. O objetivo deste trabalho é avaliar o mercado de economia compartilhada da cidade de Uberlândia, verificando as organizações atuantes, as áreas que englobam, identificando as características com base na visão dos ofertantes de bens e serviços deste mercado, além de verificar como os empreendedores entendem o conceito por trás desta nova economia. O referencial teórico foi desenvolvido acerca do tema economia compartilhada, abordando seu surgimento, até o contexto atual, de forma global e nacional. Foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo, a partir de um roteiro semiestruturado e observação, utilizando o estudo de caso como estratégia. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gestores de quatro organizações atuantes na cidade, onde verificou-se principalmente que a colaboração como a base do consumo compartilhado. Podendo unir as pessoas de forma local, pessoal ou pela internet, gerando interações de uma forma que nunca tinha sido possível antes, tornando-se cidadãos ativos com as empresas, participando em decisões estratégicas das empresas, com informações fornecidas. Vem crescendo cada vez mais na cidade em questão, que possui um grande potencial de crescimento e fomento deste mercado.
Abstract: From the emergence of a new economic model, with the reduction of transaction costs caused by technological advances, the online and direct connection between consumers and sellers has become easier, allowing the sharing of goods and services between people connected independently of if they know each other. Companies are adapting or emerging within the shared economy, as this new form of people is related and commercialized based on the sharing of goods and services, in a faster way, with lower cost of transactions and not necessarily depending on monetary exchange. The objective of this work is to evaluate the shared economy market of the city of Uberlândia, verifying the organizations involved, identifying the characteristics based on the view of the suppliers of goods and services in this market, as well as to verify how the entrepreneurs understand the concept behind this new economy. The theoretical framework was developed on the theme shared economy, addressing its emergence, up to the current context, in a global and national way. A qualitative research was done, based on a semi structured script and observation, using the case study as a strategy. In-depth interviews were conducted with the managers of four organizations operating in the city, where it was mainly found that collaboration as the basis of shared consumption. It can bring people together locally, personally or through the internet, generating interactions in a way that has never been possible before, becoming active citizens with companies, participating in strategic decisions of companies with information provided. It is growing more and more in the city in question, which has great potential for growth and development of this market.
Palabras clave: Economia colaborativa
Collaborative economy
Economia compartilhada
Sharing economy
Consumo colaborativo
Collaborative consumption
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CAMPOS, Gustavo Rodrigues. Economia compartilhada: uma avaliação dos ofertantes de bens e serviços da cidade de Uberlândia (MG), 2018. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29904
Fecha de defensa: 16-ago-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

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