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dc.creatorCampos, Gustavo Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-09-15T18:03:19Z-
dc.date.available2020-09-15T18:03:19Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.citationCAMPOS, Gustavo Rodrigues. Economia compartilhada: uma avaliação dos ofertantes de bens e serviços da cidade de Uberlândia (MG), 2018. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29904-
dc.description.abstractFrom the emergence of a new economic model, with the reduction of transaction costs caused by technological advances, the online and direct connection between consumers and sellers has become easier, allowing the sharing of goods and services between people connected independently of if they know each other. Companies are adapting or emerging within the shared economy, as this new form of people is related and commercialized based on the sharing of goods and services, in a faster way, with lower cost of transactions and not necessarily depending on monetary exchange. The objective of this work is to evaluate the shared economy market of the city of Uberlândia, verifying the organizations involved, identifying the characteristics based on the view of the suppliers of goods and services in this market, as well as to verify how the entrepreneurs understand the concept behind this new economy. The theoretical framework was developed on the theme shared economy, addressing its emergence, up to the current context, in a global and national way. A qualitative research was done, based on a semi structured script and observation, using the case study as a strategy. In-depth interviews were conducted with the managers of four organizations operating in the city, where it was mainly found that collaboration as the basis of shared consumption. It can bring people together locally, personally or through the internet, generating interactions in a way that has never been possible before, becoming active citizens with companies, participating in strategic decisions of companies with information provided. It is growing more and more in the city in question, which has great potential for growth and development of this market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia colaborativapt_BR
dc.subjectCollaborative economypt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectSharing economypt_BR
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectCollaborative consumptionpt_BR
dc.titleEconomia compartilhada: uma avaliação dos ofertantes de bens e serviços da cidade de Uberlândia (MG), 2018pt_BR
dc.title.alternativeSharing economy: an evaluation of the suppliers of goods and services of the city of Uberlândia (MG), 2018.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Aracy Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5970543576086184pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Regis Michel dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6744384950553465pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Sara Luzia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107078334756025pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385749536380958pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA partir do surgimento de um novo modelo econômico, com a redução dos custos de transações causados pelos avanços tecnológicos, a conexão on-line e direta entre consumidores e vendedores se tornou mais fácil, possibilitando o compartilhamento de bens e serviços entre pessoas conectadas independente de se conhecerem. Empresas vem se adaptando ou surgindo dentro da economia compartilhada, como é denominado esta nova forma das pessoas se relacionarem e comercializarem com base no compartilhamento de bens e serviços, de uma forma mais rápida, com menor custo das transações e não dependendo necessariamente de troca monetária. O objetivo deste trabalho é avaliar o mercado de economia compartilhada da cidade de Uberlândia, verificando as organizações atuantes, as áreas que englobam, identificando as características com base na visão dos ofertantes de bens e serviços deste mercado, além de verificar como os empreendedores entendem o conceito por trás desta nova economia. O referencial teórico foi desenvolvido acerca do tema economia compartilhada, abordando seu surgimento, até o contexto atual, de forma global e nacional. Foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo, a partir de um roteiro semiestruturado e observação, utilizando o estudo de caso como estratégia. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gestores de quatro organizações atuantes na cidade, onde verificou-se principalmente que a colaboração como a base do consumo compartilhado. Podendo unir as pessoas de forma local, pessoal ou pela internet, gerando interações de uma forma que nunca tinha sido possível antes, tornando-se cidadãos ativos com as empresas, participando em decisões estratégicas das empresas, com informações fornecidas. Vem crescendo cada vez mais na cidade em questão, que possui um grande potencial de crescimento e fomento deste mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

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