Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29852
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Política e gestão em educação no município de Uberaba-MG nos anos de 1980-1990
Título (s) alternativo (s): Política e gestão em educação no município de Uberaba-MG nos anos de 1980-1990
Autor: Borges, Marisa
Primer orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Resumen: O presente estudo se situa no campo de políticas públicas e gestão em educação e analisa as políticas educacionais implementadas nos anos de 1980 e 1990 no município de Uberaba - MG, de modo a compreender os significados e dimensões que a proposta de democratização da gestão escolar tem assumido nesse contexto. O estudo tem como objetivos: analisar os mecanismos implantados na rede municipal de ensino de Uberaba em nome da democratização da gestão da escola pública; identificar as concepções de democracia e participação presentes nos documentos oficiais que tratam desses mecanismos; situar a experiência educacional do município de Uberaba no contexto mais amplo, especialmente no que se refere ao debate sobre a democratização da educação no Brasil nos anos de 1980 e 1990. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, trabalhando com a análise documental de fontes como ofícios, portarias, resoluções, instruções, decretos e manuais, com destaque para o Plano Municipal de Educação, o Colegiado Escolar, bem como os atos legislativos relativos à eleição de diretores escolares. O trabalho está estruturado em dois capítulos. No capítulo um, é analisado o movimento de democratização da educação e da escola no Brasil nos anos de 1980 e seus desdobramentos nas políticas educacionais nas Gerais e em Uberaba. No capítulo segundo, discutimos as políticas educacionais implementadas nos anos de 1990 em torno dos princípios da democracia e participação no âmbitofederal, estadual e, principalmente no município de Uberaba. Nas conclusões ressaltamos como foram ressignificados os princípios de democracia e participação nas políticas educacionais desenvolvidas em Minas Gerais e em Uberaba. Nesse processo de ressignificação, por um lado, a democratização da escola foi colocada nos limites da lógica da eficiência e eficácia, dentro de uma concepção fortemente gerencialista da educação e, por outro, a participação viabilizada não foi muito além da participação formal, decretada. Por último, ficou evidente também a maneira como o ideário neoliberal se fez presente nas políticas educacionais dos anos de 1990 neste município.
Abstract: This study is on the area of public policies and management in education and it analyses educacial policies implemented in the 80’s and 90’s in Uberaba-MG, so that we could understand the meanings and dimensions of a democractic proposal for school management in this context. The study has as aims: to analyse the implemented processes in the local school system of Uberaba , in the name of a democratization of the public school management; to identify the notions( concepts) of democracy and participation present in oficial documents that deal with these processes; to establish the educacional experience of Uberaba in a larger context, especially to the extent of the debate about the democratization of education in Brazil between 1980 and 1990. We adopted as methodology the qualitative approach, examining documents from different sources such as official letters.regulations, governmental decrees, instructions, federal decrees and manuais, and especially the Town Educational plan, the School council, as well as the legislative acts related to election of principais and headmasters.The study is structured in two chapters. In chapter one, it is analysed the movement of democratization in education and in schools in Brazil in the 80’s, and its consequences to educacional policies in the state of Minas Gerais and in Uberaba.In chapter two, we discuss educacional policies implemented in the 90’s about the principies of democracy and participation in federal, state and mainly, in the local sphere.ln the conclusion, we point out how the democractic principies and ways of participation were given new meanings in theeducacional policies developed in Minas Gerais and in Uberaba. In this process of giving new meanings, on one hand,the democratization of the school was put within the limits of logic , effectiveness and efficiency, in a strongly controlled concept of education, and on the other, the actual participation was not beyond the formal, imposed one. And finally.it was also clear the way the neoliberal ideology influenced the educacional policies in Uberaba in the 90’s.
Palabras clave: Política e educação
Escolas públicas
Educação e estado
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação e Estado
Escolas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BORGES, Marisa. Política e gestão em educação no município de Uberaba-MG nos anos de 1980-1990. 2003. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.55
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.55
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29852
Fecha de defensa: 2003
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PoliticaGestaoEducacao.pdf6.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons