Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29844
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Práticas avaliativas no ensino superior: um estudo com licenciaturas
Título(s) alternativo(s): Evaluative practices in higher education: a study with degrees
Autor(es): Siqueira, Maria Terezinha Marques
Primeiro orientador: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Primeiro membro da banca: Souza, Ana Maria Costa
Segundo membro da banca: Nogueira, Sandra Vidal
Resumo: O objetivo deste estudo é refletir sobre a prática de avaliação da aprendizagem desenvolvida pelos docentes nos cursos de Licenciatura. O universo da pesquisa foi constituído por um total de 39 (trinta e nove) docentes que trabalham com alunos concluintes dos Cursos de Licenciatura da UNIPAR — Sede — Umuarama, no 2° semestre do ano 2000, sendo que muitos exercem suas funções em um ou mais cursos. Participaram da amostra da pesquisa, como sujeitos, doze professores das diferentes áreas de ensino, que foram selecionados levando em conta aqueles que trabalham nas disciplinas de Metodologias e Práticas de Ensino e sessenta e cinco alunos concluintes do ano 2000. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados junto aos professores foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, e para os alunos utilizou-se de entrevista estruturada, realizada em pequenos grupos, separadamente por Curso de Licenciatura. Esse processo permitiu estabelecer dados comparativos no conjunto dos discursos dos professores e alunos. Nos capítulos iniciais discutiu-se as concepções de avaliação da aprendizagem, com base nos pressupostos da concepção autoritária e emancipatória da avaliação. Constatou-se que a prática de avaliação da aprendizagem dos cursos de Licenciatura pesquisados, encontra-se centrada na medida, classificação e verificação do rendimento do aluno. A identificação das provas e testes escritos apontam para uma concepção da prática autoritária da avaliação. Aponta-se como sugestão de melhoria da prática avaliativa uma concepção emancipatória de avaliação como diagnóstico contínuo da aprendizagem que, ao contrário da avaliação autoritária, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação e do crescimento para a autonomia dos alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade pesquisada. Na tentativa de transformações reais e efetivas, a prática da avaliação proposta nessa pesquisa busca superar as relações de poder centralizadas no professor e na instituição, para conquistar um espaço democrático de participação coletiva, onde a organização e o planejamento pedagógicos estejam voltados para uma prática emancipatória, direcionada à formação global dos alunos.
Abstract: The objective of this study is to reflect about the practice of leaming evaluation developed by teaching staff in the degree’s course. The research’s universe was formed per total of39 (thirty- nine) teachings that work with fínishing students of UNIPAR degree’s courses- Centre- Umuarama, in second semester in 2000 (two thousand), in spíte of this exercise their functions in one or more courses. Take part of the research’s sample, as subjects, 12 (twelve) teachears of different areas of teaching, wich were selected considering those who work in the subjects of Methodology and Teaching’s Practice and sixty-fíve fínishing students on 2000. The struments utilized to collect data with the teachers, was a questionaire with objective and subjective questions, and to the students were utilized structured interview, carried out in small groups, separatelly per degree’s course. This process permited establish compare data on the set of teachear’s speech and studenfs speech. On the beginnings chapters was discussed the conceptions of leaming’s evaluation, with basis in the presupposes of authority and emancipated conceptions from evaluation. Was noticed that the practice of leaming evaluation from degree’s course researched, is focused on measure, classifícation and verification of studenfs performance. The exam’s identifícation and written tests point out to a conception of authority practice of evaluation. If s pointed as a improvement suggestion of the estimate’s practice on emancipatory conception of evaluation like a contínuos diagnostic of leaming th at, by the opposite of authority estimate, constitute in a dialectics moment from the process of move foward in the development of action and growth to studenfs authority from the degree’s courses of the researched University. On the attempt to real and effectives transformations, the evaluation practice offer in this research look for to overcame the power relationships centralized on teacher and institution, to win a democracy space of collective participation, where the organization and educational plannig were tum rounded to an emancipatory practice, directioned a global graduation’s students.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Licenciatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Ensino superior
Avaliação educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SIQUEIRA, Maria Terezinha Marques. Práticas avaliativas no ensino superior: um estudo com licenciaturas. 2001. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.52
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.52
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29844
Data de defesa: 2001
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasAvaliativasEnsino.pdf6.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons