Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29844
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Práticas avaliativas no ensino superior: um estudo com licenciaturas
Alternate title (s): Evaluative practices in higher education: a study with degrees
Author: Siqueira, Maria Terezinha Marques
First Advisor: Veiga, Ilma Passos Alencastro
First member of the Committee: Souza, Ana Maria Costa
Second member of the Committee: Nogueira, Sandra Vidal
Summary: O objetivo deste estudo é refletir sobre a prática de avaliação da aprendizagem desenvolvida pelos docentes nos cursos de Licenciatura. O universo da pesquisa foi constituído por um total de 39 (trinta e nove) docentes que trabalham com alunos concluintes dos Cursos de Licenciatura da UNIPAR — Sede — Umuarama, no 2° semestre do ano 2000, sendo que muitos exercem suas funções em um ou mais cursos. Participaram da amostra da pesquisa, como sujeitos, doze professores das diferentes áreas de ensino, que foram selecionados levando em conta aqueles que trabalham nas disciplinas de Metodologias e Práticas de Ensino e sessenta e cinco alunos concluintes do ano 2000. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados junto aos professores foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, e para os alunos utilizou-se de entrevista estruturada, realizada em pequenos grupos, separadamente por Curso de Licenciatura. Esse processo permitiu estabelecer dados comparativos no conjunto dos discursos dos professores e alunos. Nos capítulos iniciais discutiu-se as concepções de avaliação da aprendizagem, com base nos pressupostos da concepção autoritária e emancipatória da avaliação. Constatou-se que a prática de avaliação da aprendizagem dos cursos de Licenciatura pesquisados, encontra-se centrada na medida, classificação e verificação do rendimento do aluno. A identificação das provas e testes escritos apontam para uma concepção da prática autoritária da avaliação. Aponta-se como sugestão de melhoria da prática avaliativa uma concepção emancipatória de avaliação como diagnóstico contínuo da aprendizagem que, ao contrário da avaliação autoritária, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação e do crescimento para a autonomia dos alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade pesquisada. Na tentativa de transformações reais e efetivas, a prática da avaliação proposta nessa pesquisa busca superar as relações de poder centralizadas no professor e na instituição, para conquistar um espaço democrático de participação coletiva, onde a organização e o planejamento pedagógicos estejam voltados para uma prática emancipatória, direcionada à formação global dos alunos.
Abstract: The objective of this study is to reflect about the practice of leaming evaluation developed by teaching staff in the degree’s course. The research’s universe was formed per total of39 (thirty- nine) teachings that work with fínishing students of UNIPAR degree’s courses- Centre- Umuarama, in second semester in 2000 (two thousand), in spíte of this exercise their functions in one or more courses. Take part of the research’s sample, as subjects, 12 (twelve) teachears of different areas of teaching, wich were selected considering those who work in the subjects of Methodology and Teaching’s Practice and sixty-fíve fínishing students on 2000. The struments utilized to collect data with the teachers, was a questionaire with objective and subjective questions, and to the students were utilized structured interview, carried out in small groups, separatelly per degree’s course. This process permited establish compare data on the set of teachear’s speech and studenfs speech. On the beginnings chapters was discussed the conceptions of leaming’s evaluation, with basis in the presupposes of authority and emancipated conceptions from evaluation. Was noticed that the practice of leaming evaluation from degree’s course researched, is focused on measure, classifícation and verification of studenfs performance. The exam’s identifícation and written tests point out to a conception of authority practice of evaluation. If s pointed as a improvement suggestion of the estimate’s practice on emancipatory conception of evaluation like a contínuos diagnostic of leaming th at, by the opposite of authority estimate, constitute in a dialectics moment from the process of move foward in the development of action and growth to studenfs authority from the degree’s courses of the researched University. On the attempt to real and effectives transformations, the evaluation practice offer in this research look for to overcame the power relationships centralized on teacher and institution, to win a democracy space of collective participation, where the organization and educational plannig were tum rounded to an emancipatory practice, directioned a global graduation’s students.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Licenciatura
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Ensino superior
Avaliação educacional
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SIQUEIRA, Maria Terezinha Marques. Práticas avaliativas no ensino superior: um estudo com licenciaturas. 2001. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.52
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.52
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29844
Date of defense: 2001
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasAvaliativasEnsino.pdf6.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons