Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29830
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Psicopedagogia e a exclusão escolar: análise através da escala Wechsler de inteligência (WISC) |
Título (s) alternativo (s): | Psychopedagogy and school exclusion: analysis through the Wechsler scale of intelligence (WISC) |
Autor: | Schervenski, Patricia Teixeira Duarte |
Primer orientador: | Carmo, Apolônio Abadio do |
Primer miembro de la banca: | Pagotti, Antônio Wilson |
Segundo miembro de la banca: | Rodrigues, Marilúcia de Menezes |
Resumen: | Este estudo teve como objetivos: resgatar historicamente os mecanismos ideológicos presentes no contexto educacional brasileiro a partir de 1960, período de surgimento da psicopedagogia; discutir e analisar a Avaliação psicométrica, com ênfase no teste de inteligência WISC e dentro deste o subteste vocabulário e comparar as palavras exigidas no subteste vocabulário do teste WISC traduzido por POPOVIC (1964) e o WISC III, traduzido por FIGUEIREDO (1994), com as palavras presentes nos livros de Língua Portuguesa, oferecidos pelo MEC ou elaborados pelas próprias escolas. Para tanto, analisamos os livros de Língua Portuguesa de uma escola de cada rede de ensino de Rio Verde, sendo que as públicas adotam os livros didáticos oferecidos pelo MEC e a escola da rede privada, elabora os livros que são utilizados nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo demonstrou que tanto as políticas educacionais implementadas ao longo da história da educação brasileira quanto uma das alternativas de solução para os problemas educacionais, a psicopedagogia, escondem mecanismos comprometidos com a perpetuação da exclusão escolar. Os resultados da pesquisa com o subteste vocabulário do WISC (1964) e as alterações realizadas dando origem ao WISC III, revelaram que: os textos utilizados nos livros da rede pública contemplam no máximo 60 % das palavras exigidas tanto no subteste do WISC (1964) como no WISC III, enquanto que os textos utilizados nos livros da rede privada possuem no máximo 66,6 % das palavras exigidas em ambos subtestes. Esses dados permitem afirmar que a atuação da psicopedagogia na avaliação do fracasso escolar dos alunos das escolas públicas realizadas através de testes psicométricos, sem a profunda reflexão crítica sobre a adeqüabilidade desses, constituem em um forte instrumento perpetuador das desigualdades sociais, reproduzindo e mantendo a exclusão escolar. |
Abstract: | This study aimed at: portraying the historical background of ideological mechanisms present in the Brazilian educational context from 1960 on, period which psychopedagogy appeared; discussing and analysing psychopedagogy evaluation, with emphasis on WISC inteligence test, and within it, the vocabulary subtest; comparing the words of WISC vocabulary subtest, translated by POPOVIC (1964) and of WISC III, translated by FIGUEIREDO (1994), to the words which appear in Portuguese language textbooks, either offered by MEC (Minístry of Education and Culture) or made by the schools themselves. In order to achieve these objectives, we analysed the Portuguese Language textbooks of private and public (municipal and state) schools from Rio Verde, Goiás, Brazil. The public schools use textbooks offered by MEC, while the private one makes its own material for the. Portuguese classes. The study revealed that both the Brasilian educational policies implemented throughout history and one of the alternatives of solution for educational problems, that is, psychopedagogy, hide mechanisms committed to schooling exclusion. The results of research with the vocabulary subtest of WISC (1964) and of WISC III revealed that the texts from the books used in public schools presents at most 60 % of the word of the vocabulary subtest both of WISC (1964) and WISC III. On the other hand, the texts used in the private school present at most 66,6 % the words from both tests. Through the analysis of these data it is possible to state that the action of psychopedagogy in the evaluation of schooling failure of public school students through psychometrical tests, without deep criticai reflection about their suitability, constitute a strong tool to perpetuate social inequality, reproducing and keeping schooling exclusion. |
Palabras clave: | Psicopedagogia Avaliação psicométrica |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Psicologia educacional Wechsler, Escala de inteligência para crianças de |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SCHERVENSKI, Patrícia Teixeira Duarte. Psicopedagogia e a exclusão escolar: análise através da escala Wechsler de inteligência (WISC). 2001. 1115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.46 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.46 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29830 |
Fecha de defensa: | 2001 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PsicopedagogiaExclusaoEscolar.pdf | 11.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons