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dc.creatorSchervenski, Patricia Teixeira Duarte-
dc.date.accessioned2020-09-04T16:39:38Z-
dc.date.available2020-09-04T16:39:38Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationSCHERVENSKI, Patrícia Teixeira Duarte. Psicopedagogia e a exclusão escolar: análise através da escala Wechsler de inteligência (WISC). 2001. 1115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.46pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29830-
dc.description.abstractThis study aimed at: portraying the historical background of ideological mechanisms present in the Brazilian educational context from 1960 on, period which psychopedagogy appeared; discussing and analysing psychopedagogy evaluation, with emphasis on WISC inteligence test, and within it, the vocabulary subtest; comparing the words of WISC vocabulary subtest, translated by POPOVIC (1964) and of WISC III, translated by FIGUEIREDO (1994), to the words which appear in Portuguese language textbooks, either offered by MEC (Minístry of Education and Culture) or made by the schools themselves. In order to achieve these objectives, we analysed the Portuguese Language textbooks of private and public (municipal and state) schools from Rio Verde, Goiás, Brazil. The public schools use textbooks offered by MEC, while the private one makes its own material for the. Portuguese classes. The study revealed that both the Brasilian educational policies implemented throughout history and one of the alternatives of solution for educational problems, that is, psychopedagogy, hide mechanisms committed to schooling exclusion. The results of research with the vocabulary subtest of WISC (1964) and of WISC III revealed that the texts from the books used in public schools presents at most 60 % of the word of the vocabulary subtest both of WISC (1964) and WISC III. On the other hand, the texts used in the private school present at most 66,6 % the words from both tests. Through the analysis of these data it is possible to state that the action of psychopedagogy in the evaluation of schooling failure of public school students through psychometrical tests, without deep criticai reflection about their suitability, constitute a strong tool to perpetuate social inequality, reproducing and keeping schooling exclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAvaliação psicométricapt_BR
dc.titlePsicopedagogia e a exclusão escolar: análise através da escala Wechsler de inteligência (WISC)pt_BR
dc.title.alternativePsychopedagogy and school exclusion: analysis through the Wechsler scale of intelligence (WISC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Apolônio Abadio do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576238487828906pt_BR
dc.contributor.referee1Pagotti, Antônio Wilson-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Marilúcia de Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367211628389221pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivos: resgatar historicamente os mecanismos ideológicos presentes no contexto educacional brasileiro a partir de 1960, período de surgimento da psicopedagogia; discutir e analisar a Avaliação psicométrica, com ênfase no teste de inteligência WISC e dentro deste o subteste vocabulário e comparar as palavras exigidas no subteste vocabulário do teste WISC traduzido por POPOVIC (1964) e o WISC III, traduzido por FIGUEIREDO (1994), com as palavras presentes nos livros de Língua Portuguesa, oferecidos pelo MEC ou elaborados pelas próprias escolas. Para tanto, analisamos os livros de Língua Portuguesa de uma escola de cada rede de ensino de Rio Verde, sendo que as públicas adotam os livros didáticos oferecidos pelo MEC e a escola da rede privada, elabora os livros que são utilizados nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo demonstrou que tanto as políticas educacionais implementadas ao longo da história da educação brasileira quanto uma das alternativas de solução para os problemas educacionais, a psicopedagogia, escondem mecanismos comprometidos com a perpetuação da exclusão escolar. Os resultados da pesquisa com o subteste vocabulário do WISC (1964) e as alterações realizadas dando origem ao WISC III, revelaram que: os textos utilizados nos livros da rede pública contemplam no máximo 60 % das palavras exigidas tanto no subteste do WISC (1964) como no WISC III, enquanto que os textos utilizados nos livros da rede privada possuem no máximo 66,6 % das palavras exigidas em ambos subtestes. Esses dados permitem afirmar que a atuação da psicopedagogia na avaliação do fracasso escolar dos alunos das escolas públicas realizadas através de testes psicométricos, sem a profunda reflexão crítica sobre a adeqüabilidade desses, constituem em um forte instrumento perpetuador das desigualdades sociais, reproduzindo e mantendo a exclusão escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.46pt_BR
dc.orcid.putcode81753350-
dc.crossref.doibatchiddb8cfd95-87fe-4a64-b95e-f81c3f03c6e5-
dc.subject.autorizadoPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.autorizadoWechsler, Escala de inteligência para crianças dept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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