Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29780
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9091-1307
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Arte Postal na escola: um percurso participativo em conhecimentos artísticos
Título(s) alternativo(s): Mail Art at school: a participatory journey in artistic knowledge
Autor(es): Toffoli, Edna Márcia Duarte
Primeiro orientador: Agreli, João Henrique Lodi
Primeiro coorientador: Silva, Elsieni Coelho da
Primeiro membro da banca: Esperante, Marcel Alexandre Limp
Segundo membro da banca: Araújo, Roberta Maíra Melo de
Resumo: A presente pesquisa permeia a reflexão sobre a necessidade de metodologias próprias no ensino de arte, utiliza a temática da arte postal e tem como objetivo colaborar no processo de ensino e aprendizagem, criando um percurso de conhecimentos artísticos e promovendo a participação dos alunos na rede de arte postal. A origem deste trabalho está ligada às vivências e experiências da professora e artista postalista e às possíveis contribuições no ensino de arte, a partir das potencialidades da arte postal, sua história, sua origem, nos artistas participantes precursores, e nas referências aos movimentos artísticos como dadaísmo, surrealismo e arte conceitual, assim como na sua estrutura de funcionamento. Para o entendimento de sua estrutura por parte dos alunos, a participação foi encaminhada na criação de uma convocatória, que possibilitou a coleta de dados, apresentando como resultado as análises e a exposição dos trabalhos recebidos como material artístico e didático, verificando os conhecimentos adquiridos com a experiência proposta aos alunos. Esta pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, na cidade de Uberaba, Minas Gerais e caracteriza-se com a abordagem metodológica qualitativa, encaminhada na A/r/tografia, com método fenomenológico, de maneira narrativa e descritiva.
Abstract: This research permeates the reflection on the need for proper methodologies in art teaching. It uses the theme of mail art and aims to collaborate in the teaching and learning process, creating a path of artistic knowledge promoting the participation of students in the mail art network. Based on the experiences of the teacher and postal artist and the possible contributions to art teaching based on the potential of postal art, its history, its origin, in the precursor participating artists, and references in artistic movements such as dadaism, surrealism and conceptual art, as well as in its operating structure. For the understanding of its structure by the students, participation was guided in the creation of a call that enabled the collection of data presenting as a result the analysis of the works received and the exposure of these works as artistic and didactic material, verifying the knowledge acquired with the experience proposed to students. This research was carried out with high school students of the Francisco Cândido Xavier State School, in the city of Uberaba, Minas Gerais. It is characterized by the qualitative methodological approach, forwarded in A/r/tography, with phenomenological method, in a narrative and descriptive way.
Palavras-chave: Arte Postal
Mail Art
Ensino de arte
Art teaching
Professora
Teacher
Artista
Artist
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Assunto: Arte postal
Educação artística (Ensino médio)
Arte - Estudo e ensino
Serviço postal - Empregados
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: TOFFOLI, Edna Márcia Duarte. Arte Postal na escola: um percurso participativo em conhecimentos artísticos. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.524.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.524
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29780
Data de defesa: 1-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtePostalEscola.pdf9.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.