Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorToffoli, Edna Márcia Duarte-
dc.date.accessioned2020-08-31T12:48:10Z-
dc.date.available2020-08-31T12:48:10Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.identifier.citationTOFFOLI, Edna Márcia Duarte. Arte Postal na escola: um percurso participativo em conhecimentos artísticos. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.524.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29780-
dc.description.abstractThis research permeates the reflection on the need for proper methodologies in art teaching. It uses the theme of mail art and aims to collaborate in the teaching and learning process, creating a path of artistic knowledge promoting the participation of students in the mail art network. Based on the experiences of the teacher and postal artist and the possible contributions to art teaching based on the potential of postal art, its history, its origin, in the precursor participating artists, and references in artistic movements such as dadaism, surrealism and conceptual art, as well as in its operating structure. For the understanding of its structure by the students, participation was guided in the creation of a call that enabled the collection of data presenting as a result the analysis of the works received and the exposure of these works as artistic and didactic material, verifying the knowledge acquired with the experience proposed to students. This research was carried out with high school students of the Francisco Cândido Xavier State School, in the city of Uberaba, Minas Gerais. It is characterized by the qualitative methodological approach, forwarded in A/r/tography, with phenomenological method, in a narrative and descriptive way.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte Postalpt_BR
dc.subjectMail Artpt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectProfessorapt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectArtistapt_BR
dc.subjectArtistpt_BR
dc.titleArte Postal na escola: um percurso participativo em conhecimentos artísticospt_BR
dc.title.alternativeMail Art at school: a participatory journey in artistic knowledgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.advisor1Agreli, João Henrique Lodi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398441003974796pt_BR
dc.contributor.referee1Esperante, Marcel Alexandre Limp-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182224080806666pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Roberta Maíra Melo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2969762473905524pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa permeia a reflexão sobre a necessidade de metodologias próprias no ensino de arte, utiliza a temática da arte postal e tem como objetivo colaborar no processo de ensino e aprendizagem, criando um percurso de conhecimentos artísticos e promovendo a participação dos alunos na rede de arte postal. A origem deste trabalho está ligada às vivências e experiências da professora e artista postalista e às possíveis contribuições no ensino de arte, a partir das potencialidades da arte postal, sua história, sua origem, nos artistas participantes precursores, e nas referências aos movimentos artísticos como dadaísmo, surrealismo e arte conceitual, assim como na sua estrutura de funcionamento. Para o entendimento de sua estrutura por parte dos alunos, a participação foi encaminhada na criação de uma convocatória, que possibilitou a coleta de dados, apresentando como resultado as análises e a exposição dos trabalhos recebidos como material artístico e didático, verificando os conhecimentos adquiridos com a experiência proposta aos alunos. Esta pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, na cidade de Uberaba, Minas Gerais e caracteriza-se com a abordagem metodológica qualitativa, encaminhada na A/r/tografia, com método fenomenológico, de maneira narrativa e descritiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.524pt_BR
dc.orcid.putcode79654975-
dc.crossref.doibatchiddb8cfd95-87fe-4a64-b95e-f81c3f03c6e5-
dc.subject.autorizadoArte postalpt_BR
dc.subject.autorizadoEducação artística (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.autorizadoArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoServiço postal - Empregadospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtePostalEscola.pdf9.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.