Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29756
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4655-7993 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A Oficina e a Sala de ensaios: discussões sobre criação compartilhada no teatro de animação |
Título(s) alternativo(s): | The Worshop and the Rehearsal room at the Puppet Theatre: discussions about shared creation at the animation theatre |
Autor(es): | Mendonça, Angie |
Primeiro orientador: | Piragibe, Mario Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Leal, Mara Lúcia |
Segundo membro da banca: | Balardim, Paulo César |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a investigar o trânsito do boneco em fase de criação entre a oficina e a sala de ensaio – nomeado para esta discussão como criação compartilhada – decorrendo em possíveis contribuições que a montagem de uma cena pode oferecer para a construção do boneco e as melhorias que a engenharia e plasticidade do boneco podem angariar à cena/espetáculo. Por meio de uma pequena historiografia que visa reconhecer a trajetória dos grupos de teatro de animação contemporâneos brasileiros Giramundo (Belo Horizonte) e Faz de Conta (Uberlândia) serão analisados o surgimento e o estabelecimento de métodos para criação. Para tanto será feito um levantamento dos seus principais espetáculos, das possibilidades de concepção e produção dos bonecos e cenas, das linhas de pesquisa e das características mais marcantes para cada um deles no entendimento do teatro de animação. Não obstante, será considerada a integração das equipes de construção e animação, as dinâmicas de relação entre esses profissionais e o resultado dessa interação. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate the relationships between the workshop and the essay room in the Puppet Theatre, that could generate a principle named here as shared creation. Eventually the scene assemblage as well as the puppet’s engineering and plasticity can contribute to the puppet construction and to the shows’ improvement. A short historiography of the Puppet Companies Giramundo (Belo Horizonte, MG, Brazil) and Faz de Conta (Uberlândia, MG, Brazil) will be analyzed from their beginnings till the most recent shows. Their methods and chief shows will be related since the puppet scene’s conception and production to the research lines and remarkable features from each one, according to an Animation Theatre’s perception. Especially the staff integration, mostly the construction and animation teams integration and their professional relationships will be considered in this research. |
Palavras-chave: | Arte Art Criação Compartilhada Shared Creation Teatro de Animação Animation Theatre Construção de bonecos Puppet's construction Animação de bonecos Puppet's animation Grupo Faz de Conta Giramundo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Assunto: | Teatro |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | MENDONÇA, Angie. A Oficina e a Sala de ensaios: discussões sobre criação compartilhada no teatro de animação. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3023. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3023 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29756 |
Data de defesa: | 26-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OficinaSalaEnsaios.pdf | 7.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons