Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29756
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A Oficina e a Sala de ensaios: discussões sobre criação compartilhada no teatro de animação |
Título (s) alternativo (s): | The Worshop and the Rehearsal room at the Puppet Theatre: discussions about shared creation at the animation theatre |
Autor: | Mendonça, Angie |
Primer orientador: | Piragibe, Mario Ferreira |
Primer miembro de la banca: | Leal, Mara Lúcia |
Segundo miembro de la banca: | Balardim, Paulo César |
Resumen: | Esta dissertação se propõe a investigar o trânsito do boneco em fase de criação entre a oficina e a sala de ensaio – nomeado para esta discussão como criação compartilhada – decorrendo em possíveis contribuições que a montagem de uma cena pode oferecer para a construção do boneco e as melhorias que a engenharia e plasticidade do boneco podem angariar à cena/espetáculo. Por meio de uma pequena historiografia que visa reconhecer a trajetória dos grupos de teatro de animação contemporâneos brasileiros Giramundo (Belo Horizonte) e Faz de Conta (Uberlândia) serão analisados o surgimento e o estabelecimento de métodos para criação. Para tanto será feito um levantamento dos seus principais espetáculos, das possibilidades de concepção e produção dos bonecos e cenas, das linhas de pesquisa e das características mais marcantes para cada um deles no entendimento do teatro de animação. Não obstante, será considerada a integração das equipes de construção e animação, as dinâmicas de relação entre esses profissionais e o resultado dessa interação. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate the relationships between the workshop and the essay room in the Puppet Theatre, that could generate a principle named here as shared creation. Eventually the scene assemblage as well as the puppet’s engineering and plasticity can contribute to the puppet construction and to the shows’ improvement. A short historiography of the Puppet Companies Giramundo (Belo Horizonte, MG, Brazil) and Faz de Conta (Uberlândia, MG, Brazil) will be analyzed from their beginnings till the most recent shows. Their methods and chief shows will be related since the puppet scene’s conception and production to the research lines and remarkable features from each one, according to an Animation Theatre’s perception. Especially the staff integration, mostly the construction and animation teams integration and their professional relationships will be considered in this research. |
Palabras clave: | Arte Art Criação Compartilhada Shared Creation Teatro de Animação Animation Theatre Construção de bonecos Puppet's construction Animação de bonecos Puppet's animation Grupo Faz de Conta Giramundo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Tema: | Teatro |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Cita: | MENDONÇA, Angie. A Oficina e a Sala de ensaios: discussões sobre criação compartilhada no teatro de animação. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3023. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3023 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29756 |
Fecha de defensa: | 26-jun-2015 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OficinaSalaEnsaios.pdf | 7.96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons