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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3359-7558
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Facilidades e dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o currículo de Matemática
Título(s) alternativo(s): Facilities and difficulties for Youth and Adult Education students about the Mathematics curriculum
Autor(es): Neves, Elizandra Pires
Primeiro orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primeiro membro da banca: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Segundo membro da banca: Sousa, Maria do Carmo de
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal: identificar, analisar e compreender facilidades e dificuldades de aprendizagem de alunos da EJA em relação ao currículo de Matemática. E, como objetivo específico: analisar elementos que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na EJA. A questão que norteia este estudo é: Quais são as facilidades e dificuldades de aprendizagem de alunos da EJA em relação ao currículo de Matemática? Assumimos como fundamentação teórica o pensamento de Lev Semyonovich Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural e desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa embasada em documentos bibliográficos, em nossas reflexões sobre as observações acerca da realidade das aulas de Matemática da EJA e, também, nos relatos de alunos do 9º Período da EJA, de uma escola municipal de Uberlândia-MG. Entre os principais resultados deste trabalho, destacamos a importância da organização do tempo curricular e do uso de materiais didáticos durante o processo de ensino e aprendizagem. De acordo com relatos dos alunos, em relação ao aprendizado dos conteúdos propostos no currículo de Matemática, e com as observações realizadas durante as aulas pela pesquisadora, esses elementos acompanham a prática do professor em sala de aula e interferem diretamente no processo de ensino e aprendizagem, pois, é no tempo, organizado pela escola, que os alunos da EJA confiam suas expectativas de aprendizagem e ascensão social. A utilização dos materiais didáticos serve como incentivadores do interesse dos alunos e como instrumentos auxiliares da compreensão e fixação dos conteúdos curriculares propostos.
Abstract: The main objective of this research was to identify, analyze and understand the facilities and learning difficulties of EJA students in relation to the Mathematics curriculum. And, as a specific objective: to analyze elements that may facilitate the process of teaching and learning Mathematics at EJA. The question guiding this study is: What are the facilities and learning difficulties of EJA students in relation to the Mathematics curriculum? We take Lev Semyonovich Vygotsky's thinking and Historical-Cultural Theory as our theoretical foundation and develop a qualitative approach research based on bibliographic documents, our reflections on observations about the reality of EJA's Mathematics classes and also on the reports of 9th Period EJA students from a municipal school in Uberlândia-MG. Among the main results of this work, we highlight the importance of the organization of the curricular time and the use of didactic materials during the teaching and learning process. According to students' reports, in relation to the learning of the contents proposed in the Mathematics curriculum, and to the observations made during classes by the researcher, these elements accompany the teacher's practice in the classroom and directly interfere in the teaching and learning process, since it is in time, organized by the school, that EJA students trust their expectations of learning and social ascension. The use of teaching materials serves as an incentive for the students' interest and as auxiliary tools for understanding and fixing the proposed curriculum content.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Facilidades e Dificuldades
Currículo de Matemática
Youth and Adult Education
Facilities and Difficulties
Mathematics Curriculum
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: NEVES, Elizandra Pires. Facilidades e dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o currículo de Matemática. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.482.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.482
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29504
Data de defesa: 2-Jul-2020
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