Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29399
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5625-3988
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Dramas humanos – uma expressão da realidade para a promoção do letramento literário por meio do gênero conto
Título (s) alternativo (s): Human dramas - an expression of reality for the promotion of literary literacy through the genre short story
Autor: Carvalho, Priscilla da Silva Cesar
Primer orientador: Gama-Khalil, Marisa Martins
Primer miembro de la banca: Biella, João Carlos
Segundo miembro de la banca: França, Thyago Madeira
Tercer miembro de la banca: Alves, Marlúcia Maria
Resumen: Esta pesquisa apresenta uma proposta didática de letramento literário para alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Goiânia-GO. O estudo surge da necessidade de se fomentar o ensino de literatura no contexto escolar, concomitantemente formar leitores críticos e autônomos. Nessa perspectiva, buscamos métodos de ensino – como rodas de leitura literária, atividades de escrita criativa, oficinas de literatura – que possibilitam ampliar o olhar dos alunos-leitores sobre os dramas humanos protagonizados pelos personagens das obras literárias selecionadas; e, através de uma relação dialógica com a literatura, os alunos-leitores possam refletir sobre sua realidade e os dramas presentes em seu cotidiano. Dessa forma, por meio de uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na sequência básica de letramento literário sugerida por Rildo Cosson (2006), propomos oficinas de leitura literária que encaminham à leitura e à (re)escrita de textos com temas re(a)presentados nos contos: “Uma vela para Dario”, “Selvagem é o vento”, “A festa”, “Um instante de inocência”, “A casa de bonecas”, “A pequena vendedora de fósforos”, “A moça tecelã”, “Felicidade Clandestina” e “O bife e a pipoca”. Nosso intuito, com esta pesquisa, consiste no letramento literário e na sensibilização dos nossos alunos-leitores, por intermédio da leitura de contos com re(a)presentações ficcionais das relações humanas. Realizamos um estudo bibliográfico sobre o letramento literário, o ensino de literatura e o gênero conto no universo literário e, a partir das contribuições do arcabouço teórico, analisamos – por meio de textos, figuras, quadros e gráficos – as percepções dos alunos sobre os contos lidos e a temática proposta, via produções orais, escritas e imagéticas. Consideramos que esta pesquisa-ação, utilizando-se de uma análise descritivo-interpretativa das produções dos alunos, pode colaborar com o processo de letramento literário deles enquanto alunos-leitores, oportunizando práticas significativas de leitura literária no espaço escolar investigado.
Abstract: This research presents a didactic proposal of literary literacy for students of the ninth grade of Elementary School of a public school in Goiânia-GO. The study result from the necessity to promote the teaching of Literature in the school context, forming critical and autonomous readers concomitantly. From this perspective, we search for teaching methods – such as literary reading circles, creative writing activities, Literature workshops – which allow us to broaden the gaze of student-readers about human dramas protagonised by the characters of the selected literary works; and through a dialogical relation with Literature, student-readers are be able to reflect on their reality and the dramas present in their daily lives. Thus, by means of a theoretic-methodological approach referenced in the basic sequence of literary literacy suggested by Rildo Cosson (2006), we propose literary reading workshops that refer to reading and (re)writing of texts with themes (re)-presented in the short stories: "A candle for Dario", "Wild is the wind", "The party", "An instant of innocence", "A Doll’s House", " The Little Match Girl,", "The weaver girl", "Clandestine Happiness" and "The steak and popcorn". Our intent, with this research, consists of literary literacy and sensitisation of our student-readers, through the reading of short stories with fictional (re)-presentations of human relationships. We carried out a bibliographical study on literary literacy, Literature teaching and short story genre, in the literary universe and, from the contributions of the theoretical bases, we analysed – through texts, images, paintings and graphs – the students’ insights of the short stories which were read, and the proposed theme, via oral, written and imagery productions. We consider that this action research, using a descriptive-interpretive analysis of students' productions, can collaborate with their literary literacy process as student-readers, providing significant literary reading practices in the school space investigated.
Palabras clave: Letramento literário
Linguistica
Gênero conto
Literatura
Formação leitora e humana
Letramento literário
Literary literacy
Short story genre
Reading and human formation
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: CARVALHO, Priscilla da Silva Cesar. Dramas humanos - uma expressão da realidade para a promoção do letramento literário por meio do gênero conto. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.167
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.167
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29399
Fecha de defensa: 21-feb-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DramasHumanosExpressão.pdf7.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons