Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Priscilla da Silva Cesar-
dc.date.accessioned2020-06-05T13:51:56Z-
dc.date.available2020-06-05T13:51:56Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationCARVALHO, Priscilla da Silva Cesar. Dramas humanos - uma expressão da realidade para a promoção do letramento literário por meio do gênero conto. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.167pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29399-
dc.description.abstractThis research presents a didactic proposal of literary literacy for students of the ninth grade of Elementary School of a public school in Goiânia-GO. The study result from the necessity to promote the teaching of Literature in the school context, forming critical and autonomous readers concomitantly. From this perspective, we search for teaching methods – such as literary reading circles, creative writing activities, Literature workshops – which allow us to broaden the gaze of student-readers about human dramas protagonised by the characters of the selected literary works; and through a dialogical relation with Literature, student-readers are be able to reflect on their reality and the dramas present in their daily lives. Thus, by means of a theoretic-methodological approach referenced in the basic sequence of literary literacy suggested by Rildo Cosson (2006), we propose literary reading workshops that refer to reading and (re)writing of texts with themes (re)-presented in the short stories: "A candle for Dario", "Wild is the wind", "The party", "An instant of innocence", "A Doll’s House", " The Little Match Girl,", "The weaver girl", "Clandestine Happiness" and "The steak and popcorn". Our intent, with this research, consists of literary literacy and sensitisation of our student-readers, through the reading of short stories with fictional (re)-presentations of human relationships. We carried out a bibliographical study on literary literacy, Literature teaching and short story genre, in the literary universe and, from the contributions of the theoretical bases, we analysed – through texts, images, paintings and graphs – the students’ insights of the short stories which were read, and the proposed theme, via oral, written and imagery productions. We consider that this action research, using a descriptive-interpretive analysis of students' productions, can collaborate with their literary literacy process as student-readers, providing significant literary reading practices in the school space investigated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectGênero contopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormação leitora e humanapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectShort story genrept_BR
dc.subjectReading and human formationpt_BR
dc.titleDramas humanos – uma expressão da realidade para a promoção do letramento literário por meio do gênero contopt_BR
dc.title.alternativeHuman dramas - an expression of reality for the promotion of literary literacy through the genre short storypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gama-Khalil, Marisa Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9430138689219946pt_BR
dc.contributor.referee1Biella, João Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293852928162135pt_BR
dc.contributor.referee2França, Thyago Madeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6270104454918993pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Marlúcia Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319044667048812pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma proposta didática de letramento literário para alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Goiânia-GO. O estudo surge da necessidade de se fomentar o ensino de literatura no contexto escolar, concomitantemente formar leitores críticos e autônomos. Nessa perspectiva, buscamos métodos de ensino – como rodas de leitura literária, atividades de escrita criativa, oficinas de literatura – que possibilitam ampliar o olhar dos alunos-leitores sobre os dramas humanos protagonizados pelos personagens das obras literárias selecionadas; e, através de uma relação dialógica com a literatura, os alunos-leitores possam refletir sobre sua realidade e os dramas presentes em seu cotidiano. Dessa forma, por meio de uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na sequência básica de letramento literário sugerida por Rildo Cosson (2006), propomos oficinas de leitura literária que encaminham à leitura e à (re)escrita de textos com temas re(a)presentados nos contos: “Uma vela para Dario”, “Selvagem é o vento”, “A festa”, “Um instante de inocência”, “A casa de bonecas”, “A pequena vendedora de fósforos”, “A moça tecelã”, “Felicidade Clandestina” e “O bife e a pipoca”. Nosso intuito, com esta pesquisa, consiste no letramento literário e na sensibilização dos nossos alunos-leitores, por intermédio da leitura de contos com re(a)presentações ficcionais das relações humanas. Realizamos um estudo bibliográfico sobre o letramento literário, o ensino de literatura e o gênero conto no universo literário e, a partir das contribuições do arcabouço teórico, analisamos – por meio de textos, figuras, quadros e gráficos – as percepções dos alunos sobre os contos lidos e a temática proposta, via produções orais, escritas e imagéticas. Consideramos que esta pesquisa-ação, utilizando-se de uma análise descritivo-interpretativa das produções dos alunos, pode colaborar com o processo de letramento literário deles enquanto alunos-leitores, oportunizando práticas significativas de leitura literária no espaço escolar investigado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration188pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.167pt_BR
dc.orcid.putcode75210879-
dc.crossref.doibatchid4ced6f6e-cf60-4f2a-b55c-7f1981542941-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DramasHumanosExpressão.pdf7.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons