Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29392
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3130-8556
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA
Título(s) alternativo(s): Tales, screenplays and short films: a teaching proposal for EJA
Autor(es): Silva, Marcela Cristiane da
Primeiro orientador: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Primeiro membro da banca: Murta, Cláudia Almeida Rodrigues
Segundo membro da banca: Morais, Cláudia Goulart
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa centrada na elaboração e aplicação de uma proposta interventiva de leitura e na análise crítica de contos, na produção de roteiros e de curtas-metragens, destinada ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como objetivos específicos: ler e produzir textos seguindo as convenções de diferentes gêneros, levando em conta a multissemiose e a integração das tecnologias digitais de forma reflexiva, significativa e crítica; ler contos da literatura brasileira, analisar e discutir as representações discursivas e identificações dos personagens neles construídas por meio de recursos linguístico/semióticos; investigar as representações e identificações de si construídas pelos discentes e relacioná-las às representações e às identificações dos personagens nos contos, articulando culturas, o lido e o vivido, estimular os/as estudantes ao protagonismo durante a realização das atividades propostas. Para atingir esses objetivos, apoiamo-nos em pressupostos da Análise de Discurso Crítica FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2008; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; BATISTA JUNIOR; SATO; MELO, 2018; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017) , em estudos sobre os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA (FREIRE, 2002, 2005; OLIVEIRA, 2002), sobre o letramento crítico (FREIRE, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2015) e multiletramentos ((ROJO; MOURA, 2012; SOARES, 2012; KLEIMAN, 2008), sobre os gêneros conto (CANDIDO, 1989; COSSON, 2012; CORTÁZAR, 2004; GOTLIB, 1988; VIEIRA, 2009), sobre o gênero roteiro (COMPARATO, 1983; FIELD, 2001) e sobre o gênero curta-metragem (ALCÂNTARA, 2014; ASSIS BRASIL, 2001; MIQUELANTE; MARSON; LANFERDINI, 2018). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, ética, colaborativa, fortalecedora e de cunho etnográfico (THOMAS, 1993; GEERTZ, 1978; HAMMERSLEY; ATKINSON, 1995; CAMERON ET AL., 1992; GIEVE; MAGALHÃES, 1994; MAGALHÃES; GIEVE, 1998; IVANIC, 1998). Os dados foram gerados por meio de questionários, de relatos orais e escritos, de gravações, de produção de um portfólio e de textos diversos em consonância com as convenções de diferentes gêneros e por meio de registros em diário de campo. Como resultado, pudemos perceber que o trabalho constituiu-se como uma oportunidade de protagonismo dos/as estudantes participantes, de reflexão sobre os usos da língua e de outros modos semióticos na leitura e na escrita, de análise crítica das representações e identificações construídas nos contos e de articulação do lido com o vivido, promovendo uma maior aproximação dos/as leitores/as da EJA do texto literário.
Abstract: This dissertation is the result of a research centered on the elaboration and application of an interventionist reading proposal and in the critical analysis of short stories, in the production of scripts and short films, aimed at the Public of Youth and Adult Education (EJA). The study has as specific objectives: to read and produce texts following the conventions of different genres, taking into account multisemiosis and the integration of digital technologies in a reflective, meaningful and critical way; reading tales from Brazilian literature, analyzing and discussing the discursive representations and identifications of the characters built on them through linguistic / semiotic resources; to investigate the representations and identifications of themselves constructed by the students and to relate them to the representations and identifications of the characters in the stories, articulating cultures, the read and the lived, to stimulate the students to the protagonism during the performance of the proposed activities. To achieve these objectives, we rely on assumptions of the Critical Discourse Analysis FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2008; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; BATISTA JUNIOR; SATO; MELO, 2018; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017), in studies on discourse genres (BAKHTIN, 2015), on the teaching of Portuguese Language at EJA (FREIRE, 2002, 2005; OLIVEIRA, 2002), on critical literacy (FREIRE, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2015) and multi-tools ((ROJO; MOURA, 2012; SOARES, 2012; KLEIMAN, 2008), about the short story genres (CANDIDO, 1989; COSSON, 2012; CORTÁZAR, 2004; GOTLIB, 1988; VIEIRA, 2009) , about the script genre (COMPARATO, 1983; FIELD, 2001) and about the short film genre (ALCÂNTARA, 2014; ASSIS BRASIL, 2001; MIQUELANTE; MARSON; LANFERDINI, 2018). We developed a qualitative, ethical, collaborative, strengthening and ethnographic (THOMAS, 1993; GEERTZ, 1978; HAMMERSLEY; ATKINSON, 1995; CAMERON ET AL., 1992; GIEVE; MAGALHÃES, 1994; MAGALHÃES; GIEVE, 1998; IVANIC, 1998). The data were generated through questionnaires, oral and written reports, recordings, portfolio production and various texts in line with the conventions s of different genres and through records in a field diary. As a result, we were able to perceive that the work constituted itself as an opportunity for protagonism of the participating students, for reflection on the uses of language and other semiotic ways in reading and writing, for a critical analysis of the representations and identifications built in the tales and articulation of the read with the lived, promoting a greater approximation of the readers of the EJA to the literary text.
Palavras-chave: Contos
Roteiro
Curta-metragem
EJA
Leitura, análise e produção textual
Tales
Script
Short film.
EJA
Reading, analysis and textual production
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Marcela Cristiane da. Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA. 2020. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29392
Data de defesa: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContosRoteirosCurtas-metragens.pdf8.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Caderno suplementar final MARCELA.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons