Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29312
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5893-2332
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Representações discursivas de professores de línguas sobre o ensino-aprendizagem em contexto de educação prisional
Título (s) alternativo (s): Discursive representations of language teachers about teaching-learning in the context of prison education
Autor: Dias, Walkiria Felix
Primer orientador: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Primer miembro de la banca: Hashiguti, Simone Tiemi
Segundo miembro de la banca: Reis, Valdeni da Silva
Resumen: O trabalho em questão apresenta e discute a educação prisional (EP) e alguns de seus atravessamentos, partindo do pressuposto de que os professores do contexto estão em constante tensão devido a uma memória de deslegitimação social do fazer docente e um desconhecimento do que seja ensinar-aprender na EP. Sendo assim, nosso objetivo foi analisar, por meio da proposta Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (AREDA), a discursividade de professores que atuam ou já atuaram nessa modalidade de ensino, identificando, em depoimentos de três desses profissionais, algumas representações discursivas sobre a EP, sobre si mesmos enquanto docentes, sobre a sala/cela de aula, sobre seus alunos e sobre o ensino-aprendizagem de línguas nesse ambiente. Para sustentar nossas posições e embasar teoricamente nossas discussões, nós optamos por uma interface entre a Linguística Aplicada (LA) pós-ocidentalista, transgressiva e indisciplinar, conforme proposto por Penycook (2003) e Moita Lopes (2006), com a Análise Dialógica do Discurso (ADD), baseada no Círculo de Bakhtin e com a Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF), com base em Michel Pêcheux. Após a coleta e transcrição dos depoimentos eles foram analisados de forma que as regularidades enunciativas entre os dizeres dos professores, por nós identificadas, nos levaram à compreensão de algumas representações em funcionamento. São elas: A EP é uma instancia libertadora; O professor de línguas na EP precisa resistir e enfrentar; O aluno da EP é um sujeito privado de humanidade; A sala/cela de aula é um espaço em que professores e alunos estão sob vigilância; Por fim, o ensino-aprendizagem de línguas na EP é representado entre o questionamento de sua utilidade e a busca pela cidadania. Tentar compreender as representações discursivas acerca da EP é uma forma de posicionarmo-nos a favor dos Direitos Humanos, da dignidade e do bem-estar social e esse é um posicionamento político que cabe também aos Linguistas Aplicados.
Abstract: This study presents and discusses prison education (PE) and some of its crossings, based on the assumption that teachers in this context are in constant tension due to a memory of social delegitimation of teaching and a lack of knowledge about what teaching and learning at PE is. Therefore, our objective was to analyze, through the “Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (AREDA)” proposal, the discourse of teachers who work or have worked in this teaching modality, identifying, in the testimonies of three of these professionals, some discursive representations about PE, about themselves as teachers, about the classroom/classcell, about their students and about teaching and learning languages in this environment. To support our positions and theoretically base our discussions, we opted for an interface between a post-Westernist transgressive and undisciplinary Applied Linguistics (LA), as proposed by Penycook (2003) and Moita Lopes (2006), with the Dialogic Discourse Analysis (ADD), based on the Bakhtin Circle and also with the French Line Discourse Analysis (ADF), based on Michel Pêcheux. After the collection and transcription of the testimonies, they were analyzed in and the enunciative regularities between the teachers' statements constituted their representations. They are: PE is a liberating and humanizing; The language teacher at PE needs to resist and confront tensions; The PE student is a subject deprived of humanity; The classroom/classcell is a space in which teachers and students are under surveillance; Finally, the teaching and learning of languages in the PE is represented between questioning its usefulness and a search for citizenship. Trying to understand the discursive representations about PE is a way of positioning ourselves in favor of Human Rights, dignity and social well-being and this is an indispensable task for Applied Linguists committed to society.
Palabras clave: Discurso
Educação prisional
Representações
Linguística aplicada
Discourse
Prison education
Representations
Applied linguistics
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: DIAS, Walkiria Felix. Representações discursivas de professores de línguas sobre o ensino-aprendizagem em contexto de educação prisional. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.5
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.5
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29312
Fecha de defensa: 20-feb-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RepresentacoesDiscursivasProfessores.pdf1.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.