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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29312
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5893-2332 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Representações discursivas de professores de línguas sobre o ensino-aprendizagem em contexto de educação prisional |
Alternate title (s): | Discursive representations of language teachers about teaching-learning in the context of prison education |
Author: | Dias, Walkiria Felix |
First Advisor: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
First member of the Committee: | Hashiguti, Simone Tiemi |
Second member of the Committee: | Reis, Valdeni da Silva |
Summary: | O trabalho em questão apresenta e discute a educação prisional (EP) e alguns de seus atravessamentos, partindo do pressuposto de que os professores do contexto estão em constante tensão devido a uma memória de deslegitimação social do fazer docente e um desconhecimento do que seja ensinar-aprender na EP. Sendo assim, nosso objetivo foi analisar, por meio da proposta Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (AREDA), a discursividade de professores que atuam ou já atuaram nessa modalidade de ensino, identificando, em depoimentos de três desses profissionais, algumas representações discursivas sobre a EP, sobre si mesmos enquanto docentes, sobre a sala/cela de aula, sobre seus alunos e sobre o ensino-aprendizagem de línguas nesse ambiente. Para sustentar nossas posições e embasar teoricamente nossas discussões, nós optamos por uma interface entre a Linguística Aplicada (LA) pós-ocidentalista, transgressiva e indisciplinar, conforme proposto por Penycook (2003) e Moita Lopes (2006), com a Análise Dialógica do Discurso (ADD), baseada no Círculo de Bakhtin e com a Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF), com base em Michel Pêcheux. Após a coleta e transcrição dos depoimentos eles foram analisados de forma que as regularidades enunciativas entre os dizeres dos professores, por nós identificadas, nos levaram à compreensão de algumas representações em funcionamento. São elas: A EP é uma instancia libertadora; O professor de línguas na EP precisa resistir e enfrentar; O aluno da EP é um sujeito privado de humanidade; A sala/cela de aula é um espaço em que professores e alunos estão sob vigilância; Por fim, o ensino-aprendizagem de línguas na EP é representado entre o questionamento de sua utilidade e a busca pela cidadania. Tentar compreender as representações discursivas acerca da EP é uma forma de posicionarmo-nos a favor dos Direitos Humanos, da dignidade e do bem-estar social e esse é um posicionamento político que cabe também aos Linguistas Aplicados. |
Abstract: | This study presents and discusses prison education (PE) and some of its crossings, based on the assumption that teachers in this context are in constant tension due to a memory of social delegitimation of teaching and a lack of knowledge about what teaching and learning at PE is. Therefore, our objective was to analyze, through the “Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (AREDA)” proposal, the discourse of teachers who work or have worked in this teaching modality, identifying, in the testimonies of three of these professionals, some discursive representations about PE, about themselves as teachers, about the classroom/classcell, about their students and about teaching and learning languages in this environment. To support our positions and theoretically base our discussions, we opted for an interface between a post-Westernist transgressive and undisciplinary Applied Linguistics (LA), as proposed by Penycook (2003) and Moita Lopes (2006), with the Dialogic Discourse Analysis (ADD), based on the Bakhtin Circle and also with the French Line Discourse Analysis (ADF), based on Michel Pêcheux. After the collection and transcription of the testimonies, they were analyzed in and the enunciative regularities between the teachers' statements constituted their representations. They are: PE is a liberating and humanizing; The language teacher at PE needs to resist and confront tensions; The PE student is a subject deprived of humanity; The classroom/classcell is a space in which teachers and students are under surveillance; Finally, the teaching and learning of languages in the PE is represented between questioning its usefulness and a search for citizenship. Trying to understand the discursive representations about PE is a way of positioning ourselves in favor of Human Rights, dignity and social well-being and this is an indispensable task for Applied Linguists committed to society. |
Keywords: | Discurso Educação prisional Representações Linguística aplicada Discourse Prison education Representations Applied linguistics |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | DIAS, Walkiria Felix. Representações discursivas de professores de línguas sobre o ensino-aprendizagem em contexto de educação prisional. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.5 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.5 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29312 |
Date of defense: | 20-Feb-2020 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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