Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29287
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Imagens educam: lições de modernidade na imprensa ilustrada paulista e carioca na década de 1920
Título(s) alternativo(s): Images educate: modernity lessons in the São Paulo and Rio de Janeiro illustrated press in the 1920s
Autor(es): Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Primeiro orientador: Gonçalves Neto, Wenceslau
Primeiro membro da banca: Souza, Sauloéber Társio de
Segundo membro da banca: Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Terceiro membro da banca: Machado, Maria Cristina Gomes
Quarto membro da banca: Campos, Raquel Discini de
Resumo: Este estudo teve como objetivo central pesquisar nas revistas ilustradas da década de 1920, a representação imagética dos ideais de modernidade e civilização, por meio das ilustrações, fotografias, anúncios, entre outros. As revistas Fon-Fon, Careta, A Cigarra, A vida Moderna, O Malho e Cinearte, perfilaram o universo de fontes estudadas. Partiu-se da tese que os conteúdos imagéticos vinculados nesses periódicos educaram olhares, moldaram comportamentos, influenciaram identidades individuais e coletivas, por fim formaram sujeitos e cidadãos. A pesquisa, portanto, propôs um olhar acerca da cultura visual de uma época relacionando-a a seu potencial educador, por meio de diferentes instrumentais, portadores e suportes, lugar onde pousam imagens e suas linguagens, assim como suas narrativas. Dessa maneira, buscou-se oferecer um olhar da História da Educação acerca da imprensa ilustrada da época, buscando construir um escopo pedagógico não formal, perscrutando a visualidade desses suportes e construindo possíveis caminhos educativos paralelos à educação institucionalizada. A luz dos autores da História da Educação, História da Cultura e da Arte, foi possível construir análises acerca representações icônicas, iconográficas, ilustrativas ou imagens construídas, permitindo localizar as lições visuais e suas narrativas, reconhecendo vozes múltiplas e diversificadas que vislumbraram e buscaram forjar uma sociedade.
Abstract: This study had as its main objective to search in the illustrated magazines of the 1920s, the image representation of the ideals of modernity and civilization, through illustrations, photographs, advertisements, among others. The Fon-Fon, Grimace, The Cicada, Modern Life, The Mallet and Cinearte magazines profiled the universe of sources studied. It was based on the thesis that the image contents linked in these journals educated looks, shaped behaviors, influenced individual and collective identities, and finally formed subjects and citizens. The research, therefore, proposed a look at the visual culture of an era relating it to its potential educator, through different instruments, carriers and supports, where they place images and their languages, as well as their narratives. Thus, we sought to offer a look at the History of Education about the illustrated press of the time, seeking to build a non-formal pedagogical scope, examining the visuality of these supports and building possible educational paths parallel to institutionalized education. In the light of the authors of the History of Education, History of Culture and Art, it was possible to build analyzes about iconic, iconographic, illustrative or constructed images, allowing to locate the visual lessons and their narratives, recognizing multiple and diverse voices that envisioned and sought to forge. a society.
Palavras-chave: Educação
Modernidade
Imprensa
Revistas Ilustradas
Imagem
Education
Modernity
Press
Illustrated Magazines
Image
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MIYOSHI, Simone Cléa dos Santos. Imagens educam: lições de modernidade na imprensa ilustrada paulista e carioca na década de 1920. 2020. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org./10.14393/ufu.te.2020.27
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.27
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29287
Data de defesa: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Imagens educam.pdf479.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons