Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.date.accessioned2020-05-05T12:23:13Z-
dc.date.available2020-05-05T12:23:13Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationMIYOSHI, Simone Cléa dos Santos. Imagens educam: lições de modernidade na imprensa ilustrada paulista e carioca na década de 1920. 2020. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org./10.14393/ufu.te.2020.27pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29287-
dc.description.abstractThis study had as its main objective to search in the illustrated magazines of the 1920s, the image representation of the ideals of modernity and civilization, through illustrations, photographs, advertisements, among others. The Fon-Fon, Grimace, The Cicada, Modern Life, The Mallet and Cinearte magazines profiled the universe of sources studied. It was based on the thesis that the image contents linked in these journals educated looks, shaped behaviors, influenced individual and collective identities, and finally formed subjects and citizens. The research, therefore, proposed a look at the visual culture of an era relating it to its potential educator, through different instruments, carriers and supports, where they place images and their languages, as well as their narratives. Thus, we sought to offer a look at the History of Education about the illustrated press of the time, seeking to build a non-formal pedagogical scope, examining the visuality of these supports and building possible educational paths parallel to institutionalized education. In the light of the authors of the History of Education, History of Culture and Art, it was possible to build analyzes about iconic, iconographic, illustrative or constructed images, allowing to locate the visual lessons and their narratives, recognizing multiple and diverse voices that envisioned and sought to forge. a society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectRevistas Ilustradaspt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectPresspt_BR
dc.subjectIllustrated Magazinespt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.titleImagens educam: lições de modernidade na imprensa ilustrada paulista e carioca na década de 1920pt_BR
dc.title.alternativeImages educate: modernity lessons in the São Paulo and Rio de Janeiro illustrated press in the 1920spt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6258906373771462pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Sauloéber Társio de-
dc.contributor.referee2Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis-
dc.contributor.referee3Machado, Maria Cristina Gomes-
dc.contributor.referee4Campos, Raquel Discini de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo central pesquisar nas revistas ilustradas da década de 1920, a representação imagética dos ideais de modernidade e civilização, por meio das ilustrações, fotografias, anúncios, entre outros. As revistas Fon-Fon, Careta, A Cigarra, A vida Moderna, O Malho e Cinearte, perfilaram o universo de fontes estudadas. Partiu-se da tese que os conteúdos imagéticos vinculados nesses periódicos educaram olhares, moldaram comportamentos, influenciaram identidades individuais e coletivas, por fim formaram sujeitos e cidadãos. A pesquisa, portanto, propôs um olhar acerca da cultura visual de uma época relacionando-a a seu potencial educador, por meio de diferentes instrumentais, portadores e suportes, lugar onde pousam imagens e suas linguagens, assim como suas narrativas. Dessa maneira, buscou-se oferecer um olhar da História da Educação acerca da imprensa ilustrada da época, buscando construir um escopo pedagógico não formal, perscrutando a visualidade desses suportes e construindo possíveis caminhos educativos paralelos à educação institucionalizada. A luz dos autores da História da Educação, História da Cultura e da Arte, foi possível construir análises acerca representações icônicas, iconográficas, ilustrativas ou imagens construídas, permitindo localizar as lições visuais e suas narrativas, reconhecendo vozes múltiplas e diversificadas que vislumbraram e buscaram forjar uma sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration211pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.27pt_BR
dc.crossref.doibatchid9278b139-c739-44ea-83ee-a40cc9851646-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Imagens educam.pdf479.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons