Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29280
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8382-9102
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Simulação do escoamento bifásico em um tanque de combustível
Alternate title (s): Simulation of biphasic flow in a fuel tank
Author: Freitas, Ana Paula Moreira de
First Advisor: Souza, Francisco José de
First member of the Committee: Ferreira, Vitor Maciel Vilela
Second member of the Committee: Duarte, Carlos Antonio Ribeiro
Summary: Este trabalho tem como objetivo simular o escoamento bifásico em um tanque de combustível usando o Método Lattice Boltzmann. A simulação foi realizada através da utilização de um código aberto chamado Palabos. O sloshing no tanque foi aproximado por um problema de dam break. As fases líquido e gás no escoamento foi representado por água e ar, respectivamente. A pressão de impacto foi monitorada em uma parede do tanque e os resultados foram comparados com os encontrados na literatura, mostrando que o método se comportou bem para o tipo de problema.
Abstract: This work aims to simulate biphasic flow in a fuel tank using the Lattice Boltzmann Method. The simulation was performed using an open source code called Palabos. The sloshing in the tank was approached by a dam break problem. The liquid and gas phases in the flow were represented by water and air respectively. The impact pressure was monitored on a wall of the tank and the results were compared with those found in the literature, showing that the method behaved well for the type of problem.
Keywords: Método Lattice Boltzmann
Sloshing
Escoamento bifásico
Palabos
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FREITAS, Ana Paula Moreira de. Simulação do escoamento bifásico em um tanque de combustível. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29280
Date of defense: 5-Apr-2019
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

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