Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29227
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4233-8520 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG. |
Autor(es): | Gomes, Elaine Cristina de Oliveira |
Primeiro orientador: | Simão, João Batista |
Primeiro membro da banca: | Soares, Mara Alves |
Segundo membro da banca: | Tuma, Carlos Cesar Mansur |
Resumo: | O principal objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade de aplicação do método Problem-Based Learning (PBL) no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo (UFU-MC). Para esse propósito adotou-se métodos da pesquisa qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas para identificar os pontos fortes e fracos no ensino-aprendizagem, quais os grandes obstáculos a serem enfrentados com a adoção do PBL, realizou-se estudos das obras relacionadas ao PBL, buscando fundamentação teórica para analisar os dados levantados e verificar a possibilidade de aplicação desse método no curso de BSI da UFU-MC e, também, aplicou-se e avaliou-se uma adaptação do método em uma das disciplina do curso. Como resultado, identificou-se que, tanto por parte dos alunos, quanto dos professores, ser viável a adoção do PBL no curso, comprovando ainda que os grandes obstáculos a serem enfrentados são a resistência por parte dos docentes e alunos e o aumento nos custos da universidade, considerando os gastos com capacitação do corpo docente e a adaptação da estrutura para o trabalho com o método. Com a revisão da literatura, foi possível a aquisição do conhecimento necessário para analisar os dados e confirmar a aplicação da adaptação do PBL na disciplina. Posteriormente, foi avaliado o experimento, o qual demonstrou ser positivo quanto à aproximação da teoria à prática por meio do conteúdo da disciplina, portanto, após a revisão da literatura e da análise crítica dos dados coletados o que levou à constatação de que pode ser viável a adoção do PBL no curso de BSI na UFU-MC. |
Palavras-chave: | Método PBL Metodologia ativas Método de ensino tradicional Processo de aprendizado |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GOMES, Elaine Cristina de Oliveira. Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG. 2019. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29227 |
Data de defesa: | 23-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoViabilidadeAplicação.pdf | Arquivo em PDF do trabalho de conclusão de curso | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.