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dc.creatorGomes, Elaine Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-04-22T16:18:35Z-
dc.date.available2020-04-22T16:18:35Z-
dc.date.issued2019-12-23-
dc.identifier.citationGOMES, Elaine Cristina de Oliveira. Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG. 2019. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29227-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo PBLpt_BR
dc.subjectMetodologia ativaspt_BR
dc.subjectMétodo de ensino tradicionalpt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizadopt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simão, João Batista-
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dc.contributor.referee1Soares, Mara Alves-
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dc.contributor.referee2Tuma, Carlos Cesar Mansur-
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dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8858692E1&tokenCaptchar=03AOLTBLQa4llXKvBGtH9mL1TAxx59x9Ag-cPqT7ol0M2KEoHzfX-3lrMr6k3U6TSlNncK0dnFfLIIsojG54ole2WK5_yu5hycKDm0OITCyZ2XYufVNykDtlMiqk9Un7oXwN0QEtv1h7kWrPMCn7cBeNtSM4FzGq0KsYuDIp31rYoobTpw1LEekdxXI84fRYLv6AcuLNn9y2HtcnxahnZNZ56tX1ia_zOclFRh7iRoM1NQ5zZEbQaK5RYL4kRVeAxF-Pi33UHhdPtlRObeqC_NdHPT1klTj_Nts-FMyQrbSiJ380j4JYxlnTPC_u1N3UPJ7n1mGuTvt8bKEpUNmO2Up7zvtvNFePSDBREp4NbeHAvxhRN1ucq5P2a6HibZiUtpz-k-lyjOvU6O1aA5XxARWr8XaqWaTjk2wO-Ww8OPGmy56yQdUTRCe-4WEG--nues96_WXXzIDGpRpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade de aplicação do método Problem-Based Learning (PBL) no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo (UFU-MC). Para esse propósito adotou-se métodos da pesquisa qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas para identificar os pontos fortes e fracos no ensino-aprendizagem, quais os grandes obstáculos a serem enfrentados com a adoção do PBL, realizou-se estudos das obras relacionadas ao PBL, buscando fundamentação teórica para analisar os dados levantados e verificar a possibilidade de aplicação desse método no curso de BSI da UFU-MC e, também, aplicou-se e avaliou-se uma adaptação do método em uma das disciplina do curso. Como resultado, identificou-se que, tanto por parte dos alunos, quanto dos professores, ser viável a adoção do PBL no curso, comprovando ainda que os grandes obstáculos a serem enfrentados são a resistência por parte dos docentes e alunos e o aumento nos custos da universidade, considerando os gastos com capacitação do corpo docente e a adaptação da estrutura para o trabalho com o método. Com a revisão da literatura, foi possível a aquisição do conhecimento necessário para analisar os dados e confirmar a aplicação da adaptação do PBL na disciplina. Posteriormente, foi avaliado o experimento, o qual demonstrou ser positivo quanto à aproximação da teoria à prática por meio do conteúdo da disciplina, portanto, após a revisão da literatura e da análise crítica dos dados coletados o que levou à constatação de que pode ser viável a adoção do PBL no curso de BSI na UFU-MC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode72645315-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

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