Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29227
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4233-8520
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG.
Autor: Gomes, Elaine Cristina de Oliveira
Primer orientador: Simão, João Batista
Primer miembro de la banca: Soares, Mara Alves
Segundo miembro de la banca: Tuma, Carlos Cesar Mansur
Resumen: O principal objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade de aplicação do método Problem-Based Learning (PBL) no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo (UFU-MC). Para esse propósito adotou-se métodos da pesquisa qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas para identificar os pontos fortes e fracos no ensino-aprendizagem, quais os grandes obstáculos a serem enfrentados com a adoção do PBL, realizou-se estudos das obras relacionadas ao PBL, buscando fundamentação teórica para analisar os dados levantados e verificar a possibilidade de aplicação desse método no curso de BSI da UFU-MC e, também, aplicou-se e avaliou-se uma adaptação do método em uma das disciplina do curso. Como resultado, identificou-se que, tanto por parte dos alunos, quanto dos professores, ser viável a adoção do PBL no curso, comprovando ainda que os grandes obstáculos a serem enfrentados são a resistência por parte dos docentes e alunos e o aumento nos custos da universidade, considerando os gastos com capacitação do corpo docente e a adaptação da estrutura para o trabalho com o método. Com a revisão da literatura, foi possível a aquisição do conhecimento necessário para analisar os dados e confirmar a aplicação da adaptação do PBL na disciplina. Posteriormente, foi avaliado o experimento, o qual demonstrou ser positivo quanto à aproximação da teoria à prática por meio do conteúdo da disciplina, portanto, após a revisão da literatura e da análise crítica dos dados coletados o que levou à constatação de que pode ser viável a adoção do PBL no curso de BSI na UFU-MC.
Palabras clave: Método PBL
Metodologia ativas
Método de ensino tradicional
Processo de aprendizado
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOMES, Elaine Cristina de Oliveira. Estudo de viabilidade de aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo-MG. 2019. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29227
Fecha de defensa: 23-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoViabilidadeAplicação.pdfArquivo em PDF do trabalho de conclusão de curso2.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.