Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28972
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3433-7299
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Clandestinos - Centro de acolhimento e abrigo para imigrantes e refugiados no Brás - SP
Autor(es): Estrada, Milagros Apaza
Primeiro orientador: Canas, Adriano Tomitão
Primeiro membro da banca: Cunha, Cláudia dos Reis
Segundo membro da banca: Cecílio, Juliano Carlos
Quarto membro da banca: Miyoshi, Alexander Gaiotto
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor um Centro de Acolhimento e um Abrigo para imigrantes e refugiados em São Paulo. Baseiase nas atuais dinâmicas mundiais e continentais de refúgio e imigração, nos seus desdobramentos, diásporas, causas e consequências. Mas principalmente, fundamenta-se nas condições dos imigrantes que vêm ao Brasil, mais especificamente, na condição de milhares de imigrantes e refugiados que residem e trabalham na região comercial do Brás, em São Paulo, cidade com o maior contingente migratório do país. Na área estudada, identifica-se uma grande concentração de imigrantes, muitos em condição ilegal, que trabalham, moram e existem em condições clandestinas e invisíveis perante a sociedade e o Estado, gerando assim um isolamento territorial e imaginário. Dessa forma, o projeto a ser proposto propõe equipamentos que atendam às necessidades especificas desses grupos, espaços que abriguem, apoiem e auxiliem novos e antigos imigrantes, garantindo-lhes seus direitos e oferecendo espaços vitais para melhorar sua qualidade de vida.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetico proponer un Centro de Acogimiento y un Abrigo para inmigrantes y refugiados en São Paulo. Se basa en las dinâmicas mundiales y continentales de refugio y inmigración, en sus desarollos, diásporas, causas y consecuencias. Pero principalmente, se fundamenta en las condiciones de los inmigrantes que vienen a Brasil, más especificamente, en la condición de milhares de inmigrantes y refugiados que residen y trabajan en región comercial del Brás, en São Paulo, ciudad con el maior contingente migratorio del país. En la área estudada, se identifica una grande concentración de inmigrantes, muchos en condición ilegal, que trabajan, viven y existen en condiciones clandestinas y invisibles hacia la sociedad y el Estado, generando asi un isolamiento territorial y imaginario. De esa forma, el proyecto a ser propuesto propone equipamentos que atiendam a las necesidades específicas de este grupo, espacios que abriguen, apoien y ayuden nuevos y antiguos inmigrantes, garantizando sus derechos y ofreciendo espacios vitales para mejorar su calidad de vida.
Palavras-chave: Imigrantes
Refugiados
Brás
Clandestinidade
Território
Acolhimento
Abrigo
Urbanismo
Arquitetura
Fronteiras
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ESTRADA, Milagros Apaza. Clandestinos - Centro de acolhimento e abrigo para imigrantes e refugiados no Brás - SP. 2019. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28972
Data de defesa: 5-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLANDESTINOS_APRESENTAÇÃO.pdf56.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ClandestinosCentroDe.pdf161.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CLANDESTINOS_PRANCHAS PROJETO.pdf167.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.