Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28909
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6476-3857 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2022-02-28 |
Título: | Empreendedorismo social e Educação Física: a construção do aplicativo DataProEF para educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Social Entrepreneurship and Physical Education: The construction of the DataProEF app for Basic Education |
Autor(es): | Alves, Vinícius Pinhal |
Primeiro orientador: | Araújo, Marcelo Marques |
Primeiro membro da banca: | Sasaki, Jeffer Eidi |
Segundo membro da banca: | Omena, Adriana Cristina |
Resumo: | O presente Relatório Técnico-Científico descreve o processo de construção de um aplicativo mobile, que tem como objetivo oferecer aos professores de Educação Física uma plataforma pela qual possam efetivamente cadastrar e gerenciar as informações relativas a suas turmas e alunos de forma eficiente e prática. Dentre as informações que podem ser cadastradas por esses professores, destacam-se o perfil antropométrico, eventos de scouting, habilidades e restrições/deficiências dos alunos. Os parâmetros para seleção e implementação das funcionalidades do aplicativo foram embasados nas informações adquiridas em dois documentos construídos neste trabalho: i) respostas aos questionários; ii) respostas aos cartões de histórias do usuário. Espera-se que a inserção do presente produto no ambiente educacional estimule um acréscimo no nível de formação dos alunos e das aulas de Educação Física escolar como um todo, bem como possibilite prevenir acidentes e intermediar a descoberta de novos atletas em diversas modalidades esportivas. |
Abstract: | This Technical-Scientific Report describes the process of building a mobile application that aims to offer Physical Education teachers a platform on which the same effectively register and manage useful information for students in an efficient and practical way. Other information that can be recorded by these teachers is related to the student’s anthropometric profile, scouting events, skills and restrictions/deficiencies. The parameters for selecting and implementing the application's functionalities were included in the information acquired in two documents built by the authors: i) responses to the questionnaires; and ii) responses to the user's story cards. It is expected that an insertion of the present product in the educational environment will stimulate a increase of level school training and physical education classes as a whole, as well, the study seeks to prevent accidents and intermediate the discovery of new sports talents in different athletics activities. |
Palavras-chave: | Educação Física Tecnologias em Educação Professores de Educação Física Aplicativo Educacional Perfil Antropométrico Physical Education Technologies in Education Physical Education Teacher Educational Application Anthropometric Profile |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Referência: | ALVES, Vinícius Pinhal. Empreendedorismo social e Educação Física: a construção do aplicativo DataProEF para educação básica. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.302. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.302 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28909 |
Data de defesa: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EmpreendedorismoSocialEducacao.pdf | Dissertação | 6.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons