Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização |
Autor(es): | Reis, Caroline Kirsten |
Primeiro orientador: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
Resumo: | Compreendendo a alfabetização como um processo sociocultural no qual o indivíduo desenvolve práticas sociais de leitura e de escrita pré-existentes a ele, e considerando a escrita como uma tecnologia em constante evolução, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições que o ensino da história da escrita tem no processo de alfabetização. A pesquisa objetiva examinar como esse conteúdo oferecido aos alunos em processo de alfabetização, pode contribuir para a aprendizagem das crianças. O estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico sobre a história da escrita, pela elaboração e execução de oficinas, observações e entrevistas para avaliação de resultados. No referencial teórico foram abordados temas como a função e evolução da escrita, as transformações dos suportes da escrita, como esses suportes alteravam a relação do homem com o escrito, assim como contextualiza a escrita no universo infantil e sua significações. Após a pesquisa foi possível perceber que os alunos se apropriaram da história de escrita, assim como resignificaram o uso da escrita apontando o seu uso para além dos muros da escola. |
Palavras-chave: | Alfabetização Escrita História da escrita |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | REIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854 |
Data de defesa: | 21-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistóriaEscritaUma.pdf | História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons