Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Caroline Kirsten-
dc.date.accessioned2020-02-28T14:22:13Z-
dc.date.available2020-02-28T14:22:13Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.identifier.citationREIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectHistória da escritapt_BR
dc.titleHistória da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arena, Adriana Pastorello Buim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7122993229219646pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3748522198327508pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCompreendendo a alfabetização como um processo sociocultural no qual o indivíduo desenvolve práticas sociais de leitura e de escrita pré-existentes a ele, e considerando a escrita como uma tecnologia em constante evolução, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições que o ensino da história da escrita tem no processo de alfabetização. A pesquisa objetiva examinar como esse conteúdo oferecido aos alunos em processo de alfabetização, pode contribuir para a aprendizagem das crianças. O estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico sobre a história da escrita, pela elaboração e execução de oficinas, observações e entrevistas para avaliação de resultados. No referencial teórico foram abordados temas como a função e evolução da escrita, as transformações dos suportes da escrita, como esses suportes alteravam a relação do homem com o escrito, assim como contextualiza a escrita no universo infantil e sua significações. Após a pesquisa foi possível perceber que os alunos se apropriaram da história de escrita, assim como resignificaram o uso da escrita apontando o seu uso para além dos muros da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistóriaEscritaUma.pdfHistória da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons