Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Caroline Kirsten | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-28T14:22:13Z | - |
dc.date.available | 2020-02-28T14:22:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | História da escrita | pt_BR |
dc.title | História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arena, Adriana Pastorello Buim | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7122993229219646 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3748522198327508 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreendendo a alfabetização como um processo sociocultural no qual o indivíduo desenvolve práticas sociais de leitura e de escrita pré-existentes a ele, e considerando a escrita como uma tecnologia em constante evolução, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições que o ensino da história da escrita tem no processo de alfabetização. A pesquisa objetiva examinar como esse conteúdo oferecido aos alunos em processo de alfabetização, pode contribuir para a aprendizagem das crianças. O estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico sobre a história da escrita, pela elaboração e execução de oficinas, observações e entrevistas para avaliação de resultados. No referencial teórico foram abordados temas como a função e evolução da escrita, as transformações dos suportes da escrita, como esses suportes alteravam a relação do homem com o escrito, assim como contextualiza a escrita no universo infantil e sua significações. Após a pesquisa foi possível perceber que os alunos se apropriaram da história de escrita, assim como resignificaram o uso da escrita apontando o seu uso para além dos muros da escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HistóriaEscritaUma.pdf | História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização | 2.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License