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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0722-7182
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crise político-econômica e o impeachment de Dilma Rousseff: impactos nas condições do ensino superior público brasileiro
Título(s) alternativo(s): Crisis político-económica y el impeachment de Dilma Rousseff: impactos en las condiciones de la educación pública superior brasileña
Autor(es): Tesch, Bruna Fernanda
Primeiro orientador: Silva, Leonardo Barbosa e
Primeiro membro da banca: Freitas Junior, Moacir de
Segundo membro da banca: Trópia, Patrícia Vieira
Resumo: A temática deste trabalho é o desdobramento do processo de impeachment de 2016 e as consequências sobre a política educacional referente ao Ensino Superior público brasileiro. A questão principal, que guia o desenvolvimento do raciocínio destrinchado ao longo do texto, é apresentar de que forma o teor das políticas educacionais do país, no caso especialmente aquelas voltadas ao Ensino Superior público, foi alterado e tem se pautado cada vez mais a partir do modelo neoliberal. Desta forma, o trabalho procura apontar alguns dos impactos desde a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff no andamento dessas políticas voltadas à Educação Superior. Para tal finalidade alguns debates foram explanados, a fim de situar as condições históricas do Brasil e da América Latina, detalhar os eventos parlamentares e da sociedade civil que culminaram no impeachment de Dilma e outros. Para cumprir o objetivo, a metodologia escolhida fora pesquisa bibliográfica e documental, reunindo uma série de referências que tornaram possível delinear o raciocínio ao longo da monografia. A conclusão que se chega após a escrita do presente texto é que, de fato, desde o ano de 2016 temos acompanhando nas políticas educacionais do país a intensificação das pautas neoliberais e o estreitamento de direitos e conquistas sociais.
Palavras-chave: Brasil
Brasil
Estado
Golpe impeachment
Juicio político
Capitalismo dependente
Neoliberalismo
Educação
Ensino superior público
EC 95/2016
Future-se
Educación superior pública
Educación superior pública
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TESCH, Bruna Fernanda. Crise político-econômica e o impeachment de Dilma Rousseff: impactos nas condições do ensino superior público brasileiro. 2020. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28835
Data de defesa: 14-Fev-2020
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