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dc.creatorTesch, Bruna Fernanda-
dc.date.accessioned2020-02-27T13:01:25Z-
dc.date.available2020-02-27T13:01:25Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationTESCH, Bruna Fernanda. Crise político-econômica e o impeachment de Dilma Rousseff: impactos nas condições do ensino superior público brasileiro. 2020. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28835-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectGolpe impeachmentpt_BR
dc.subjectJuicio políticopt_BR
dc.subjectCapitalismo dependentept_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior públicopt_BR
dc.subjectEC 95/2016pt_BR
dc.subjectFuture-sept_BR
dc.subjectEducación superior públicapt_BR
dc.subjectEducación superior públicapt_BR
dc.titleCrise político-econômica e o impeachment de Dilma Rousseff: impactos nas condições do ensino superior público brasileiropt_BR
dc.title.alternativeCrisis político-económica y el impeachment de Dilma Rousseff: impactos en las condiciones de la educación pública superior brasileñapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Barbosa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397318612814153pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas Junior, Moacir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8928822261626675pt_BR
dc.contributor.referee2Trópia, Patrícia Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550253896783945pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA temática deste trabalho é o desdobramento do processo de impeachment de 2016 e as consequências sobre a política educacional referente ao Ensino Superior público brasileiro. A questão principal, que guia o desenvolvimento do raciocínio destrinchado ao longo do texto, é apresentar de que forma o teor das políticas educacionais do país, no caso especialmente aquelas voltadas ao Ensino Superior público, foi alterado e tem se pautado cada vez mais a partir do modelo neoliberal. Desta forma, o trabalho procura apontar alguns dos impactos desde a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff no andamento dessas políticas voltadas à Educação Superior. Para tal finalidade alguns debates foram explanados, a fim de situar as condições históricas do Brasil e da América Latina, detalhar os eventos parlamentares e da sociedade civil que culminaram no impeachment de Dilma e outros. Para cumprir o objetivo, a metodologia escolhida fora pesquisa bibliográfica e documental, reunindo uma série de referências que tornaram possível delinear o raciocínio ao longo da monografia. A conclusão que se chega após a escrita do presente texto é que, de fato, desde o ano de 2016 temos acompanhando nas políticas educacionais do país a intensificação das pautas neoliberais e o estreitamento de direitos e conquistas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.orcid.putcode69748614-
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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