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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28835
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0722-7182 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Crise político-econômica e o impeachment de Dilma Rousseff: impactos nas condições do ensino superior público brasileiro |
Título (s) alternativo (s): | Crisis político-económica y el impeachment de Dilma Rousseff: impactos en las condiciones de la educación pública superior brasileña |
Autor: | Tesch, Bruna Fernanda |
Primer orientador: | Silva, Leonardo Barbosa e |
Primer miembro de la banca: | Freitas Junior, Moacir de |
Segundo miembro de la banca: | Trópia, Patrícia Vieira |
Resumen: | A temática deste trabalho é o desdobramento do processo de impeachment de 2016 e as consequências sobre a política educacional referente ao Ensino Superior público brasileiro. A questão principal, que guia o desenvolvimento do raciocínio destrinchado ao longo do texto, é apresentar de que forma o teor das políticas educacionais do país, no caso especialmente aquelas voltadas ao Ensino Superior público, foi alterado e tem se pautado cada vez mais a partir do modelo neoliberal. Desta forma, o trabalho procura apontar alguns dos impactos desde a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff no andamento dessas políticas voltadas à Educação Superior. Para tal finalidade alguns debates foram explanados, a fim de situar as condições históricas do Brasil e da América Latina, detalhar os eventos parlamentares e da sociedade civil que culminaram no impeachment de Dilma e outros. Para cumprir o objetivo, a metodologia escolhida fora pesquisa bibliográfica e documental, reunindo uma série de referências que tornaram possível delinear o raciocínio ao longo da monografia. A conclusão que se chega após a escrita do presente texto é que, de fato, desde o ano de 2016 temos acompanhando nas políticas educacionais do país a intensificação das pautas neoliberais e o estreitamento de direitos e conquistas sociais. |
Palabras clave: | Brasil Brasil Estado Golpe impeachment Juicio político Capitalismo dependente Neoliberalismo Educação Ensino superior público EC 95/2016 Future-se Educación superior pública Educación superior pública |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | TESCH, Bruna Fernanda. Crise político-econômica e o impeachment de Dilma Rousseff: impactos nas condições do ensino superior público brasileiro. 2020. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28835 |
Fecha de defensa: | 14-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Sociais |
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