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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28716| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2602-5260 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Reflexões sobre a visão dos professores quanto ao ato de incluir. |
| Autor(es): | Silva, Jéssica Cristina |
| Primeiro orientador: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Primeiro membro da banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
| Segundo membro da banca: | Dias, Jéssica Aparecida |
| Resumo: | Esta pesquisa aborda os dados da pesquisa de Iniciação Científica (IC) voluntária, desenvolvida por intermédio do plano de trabalho “Reflexões sobre a visão dos professores quanto ao ato de incluir”. O objetivo principal foi compreender as visões sobre o ato de incluir dos docentes da educação básica pesquisados, construindo reflexões a respeito dos resultados encontrados. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou o questionário como instrumento para a coleta de dados tendo como foco docentes que atuam nas redes municipal, estadual e particular de ensino. O questionário foi elaborado com 20 perguntas, sendo 16 discursivas (abertas) e 4 objetivas (fechadas), com o intuito de traçar o perfil dos 19 (dezenove) professores que responderam, assim como identificar o conhecimento que possuíam sobre inclusão, os procedimentos, metodologias e recursos utilizados com os estudantes que têm deficiência, dentre outras questões. O referencial teórico utilizado para melhor compreender a temática e para a análise dos dados, incluiu autores como Nóvoa (1995), Mantoan (1997, 2003, 2006), Granemann (2005), Duek (2013), dentre outros. Os resultados obtidos evidenciaram que a inclusão não é só a inserção dos alunos no ensino regular, pois é preciso assegurar a permanência, assim como a aprendizagem destes, considerando as particularidades e as necessidades de cada estudante, visando ampliar suas potencialidades. Ainda, os dados obtidos enfatizaram a necessidade da formação continuada sobre inclusão para o desenvolvimento de um melhor trabalho. Além disso, muitos são os desafios, como a precarização do trabalho docente, compreendido por meio da falta de recursos adequados, das salas numerosas e da falta de investimentos públicos, necessários para o processo de inclusão. |
| Palavras-chave: | Estudantes com deficiência Professor Inclusão |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Jéssica Cristina. Reflexões sobre a visão dos docentes quanto ao ato de incluir. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28716 |
| Data de defesa: | 11-Jul-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| ReflexõesSobreVisão.pdf | 455.42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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