Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jéssica Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T13:59:31Z | - |
dc.date.available | 2020-02-12T13:59:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Cristina. Reflexões sobre a visão dos docentes quanto ao ato de incluir. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28716 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a visão dos professores quanto ao ato de incluir. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Vilma Aparecida de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1776641740982053 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Jéssica Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3668612093423346 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1732460824769221 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda os dados da pesquisa de Iniciação Científica (IC) voluntária, desenvolvida por intermédio do plano de trabalho “Reflexões sobre a visão dos professores quanto ao ato de incluir”. O objetivo principal foi compreender as visões sobre o ato de incluir dos docentes da educação básica pesquisados, construindo reflexões a respeito dos resultados encontrados. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou o questionário como instrumento para a coleta de dados tendo como foco docentes que atuam nas redes municipal, estadual e particular de ensino. O questionário foi elaborado com 20 perguntas, sendo 16 discursivas (abertas) e 4 objetivas (fechadas), com o intuito de traçar o perfil dos 19 (dezenove) professores que responderam, assim como identificar o conhecimento que possuíam sobre inclusão, os procedimentos, metodologias e recursos utilizados com os estudantes que têm deficiência, dentre outras questões. O referencial teórico utilizado para melhor compreender a temática e para a análise dos dados, incluiu autores como Nóvoa (1995), Mantoan (1997, 2003, 2006), Granemann (2005), Duek (2013), dentre outros. Os resultados obtidos evidenciaram que a inclusão não é só a inserção dos alunos no ensino regular, pois é preciso assegurar a permanência, assim como a aprendizagem destes, considerando as particularidades e as necessidades de cada estudante, visando ampliar suas potencialidades. Ainda, os dados obtidos enfatizaram a necessidade da formação continuada sobre inclusão para o desenvolvimento de um melhor trabalho. Além disso, muitos são os desafios, como a precarização do trabalho docente, compreendido por meio da falta de recursos adequados, das salas numerosas e da falta de investimentos públicos, necessários para o processo de inclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 68876506 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReflexõesSobreVisão.pdf | 455.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.