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dc.creatorSilva, Jéssica Cristina-
dc.date.accessioned2020-02-12T13:59:31Z-
dc.date.available2020-02-12T13:59:31Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Cristina. Reflexões sobre a visão dos docentes quanto ao ato de incluir. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28716-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleReflexões sobre a visão dos professores quanto ao ato de incluir.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Vilma Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776641740982053pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Jéssica Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668612093423346pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732460824769221pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda os dados da pesquisa de Iniciação Científica (IC) voluntária, desenvolvida por intermédio do plano de trabalho “Reflexões sobre a visão dos professores quanto ao ato de incluir”. O objetivo principal foi compreender as visões sobre o ato de incluir dos docentes da educação básica pesquisados, construindo reflexões a respeito dos resultados encontrados. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou o questionário como instrumento para a coleta de dados tendo como foco docentes que atuam nas redes municipal, estadual e particular de ensino. O questionário foi elaborado com 20 perguntas, sendo 16 discursivas (abertas) e 4 objetivas (fechadas), com o intuito de traçar o perfil dos 19 (dezenove) professores que responderam, assim como identificar o conhecimento que possuíam sobre inclusão, os procedimentos, metodologias e recursos utilizados com os estudantes que têm deficiência, dentre outras questões. O referencial teórico utilizado para melhor compreender a temática e para a análise dos dados, incluiu autores como Nóvoa (1995), Mantoan (1997, 2003, 2006), Granemann (2005), Duek (2013), dentre outros. Os resultados obtidos evidenciaram que a inclusão não é só a inserção dos alunos no ensino regular, pois é preciso assegurar a permanência, assim como a aprendizagem destes, considerando as particularidades e as necessidades de cada estudante, visando ampliar suas potencialidades. Ainda, os dados obtidos enfatizaram a necessidade da formação continuada sobre inclusão para o desenvolvimento de um melhor trabalho. Além disso, muitos são os desafios, como a precarização do trabalho docente, compreendido por meio da falta de recursos adequados, das salas numerosas e da falta de investimentos públicos, necessários para o processo de inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode68876506-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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