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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28715
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4020-7623 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O PDI na escola de educação básica: avaliação diagnóstica e intervenção pedagógica para uma escola mais inclusiva pdi in the basic education school: diagnostic assessment and pedagogical intervention for a more inclusive school |
Título (s) alternativo (s): | PDI in the basic education school: diagnostic assessment and pedagogical intervention for a more inclusive school |
Autor: | Ponciano, Luhany Ercleide |
Primer orientador: | Borges, Maria Célia |
Primer miembro de la banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros |
Resumen: | O interesse pelo tema da investigação em pauta teve origem a partir das experiências vividas no Curso de Pedagogia, no Instituto de Ciências Humanas - ICH da Universidade Federal de Uberlândia - UFU no Campus Pontal, que reconhece em seu currículo a importância da práxis (teoria/reflexão/prática) e proporciona aos estudantes a possibilidade de ter contato com o espaço empírico, ao mesmo tempo, que tem o contato da teoria durante a formação. Destacamos, ainda, a experiência no Programa Institucional com Bolsas de Iniciação a Docência – Pibid, no subprojeto Pedagogia – Gestão, que foi fundamental para o interesse neste estudo. O objetivo geral foi conhecer o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e sua contribuição no desenvolvimento da avaliação diagnóstica, intervenção pedagógica e das interações entre educador/educando, em prol da melhoria do processo ensino/aprendizagem, na perspectiva de maior inclusão educacional, nas escolas de Educação Básica, em Ituiutaba-MG. Para tal empreitada, utilizamos a pesquisa bibliográfica na construção do referencial teórico e a consulta a documentos como a legislação, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o PDI de uma escola pública de Ituiutaba-MG. Nos caminhos metodológicos utilizamos a pesquisa qualitativa e os delineamentos da pesquisa bibliográfica, para a revisão teórica e a análise documental a partir da consulta à legislação e aos documentos da escola: Projeto Político Pedagógico(PPP) e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Ao estudarmos o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI do estudante e, descobrimos, que este é um importante como instrumento a ser utilizado pelos professores, para nortear o trabalho deles, junto aos estudantes público alvo da educação especial, tendo em vista maior inclusão educacional. Ademais, entendemos a partir da investigação, que a tarefa de intervir para melhorar o aprendizado pode obter mais sucesso por intermédio do PDI. Uma escola que dá oportunidade de atender a todos/as os/as estudantes, dentro de suas necessidades, prioriza o avanço no processo ensino-aprendizagem da turma toda e busca ser muito mais includente, focando na democratização do saber. |
Abstract: | The interest in the subject of the research in question originated from the experiences lived in the Pedagogy Course, at the Institute of Human Sciences - ICH of the Federal University of Uberlândia - UFU at the Pontal Campus, which recognizes in its curriculum the importance of praxis (theory / reflection / practice) and provides students with the possibility of having contact with the empirical space, at the same time, as the theory has contact during the formation. We also highlight the experience in the Institutional Program with Teaching Initiation Scholarships - Pibid, in the Pedagogy - Management subproject, which was fundamental for the interest in this study. The overall objective was to learn about the Individual Development Plan (PDI) and its contribution to the development of diagnostic assessment, pedagogical intervention and interactions between educator / learner, in order to improve the teaching / learning process, in the perspective of greater educational inclusion in Basic Education schools in Ituiutaba-MG. For this endeavor, we used the bibliographic research in the construction of the theoretical framework and the consultation of documents such as legislation, the Pedagogical Political Project (PPP) and the PDI of a public school in Ituiutaba-MG. In the methodological ways we used the qualitative research and the bibliographic research designs, for the theoretical review and the documentary analysis from the consultation to the legislation and the school documents: Pedagogical Political Project (PPP) and Individual Development Plan (PDI). As we study the Individual Development Plan - PDI of the student and we find that this is an important instrument to be used by teachers to guide their work with students targeting special education, with a view to greater educational inclusion. Furthermore, we understand from research that the task of intervening to improve learning can be most successful through the IDP. A school that gives the opportunity to serve all students, within their needs, prioritizes progress in the teaching-learning process of the whole class and seeks to be much more inclusive, focusing on the democratization of knowledge. |
Palabras clave: | Plano de Ddsenvolvimento individual Inclusão escolar Ensino-aprendizagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PONCIANO, Luhany Ercleide. O PDI na escola de educação básica: avaliação diagnóstica e intervenção pedagógica para uma escola mais inclusiva. 2019. 42 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28715 |
Fecha de defensa: | 11-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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