Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28702
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0556-7762
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Abram os livros, por favor...: representações de ensino aprendizagem de música nos conteúdos do livro didático de Arte do PNLD (2015 a 2017)
Título (s) alternativo (s): Open the textbook, please...Representations of music teaching and learning in the contents of the Art textbook of PNLD (2015-2017)
Autor: Souza, Karla Beatriz Soares de
Primer orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primer miembro de la banca: Souza, Jusamara
Segundo miembro de la banca: Assis, Fernanda
Resumen: Este trabalho tem por finalidade refletir sobre os desafios que marcam a educação musical escolar contemporânea, sobretudo a importância do livro didático de Arte no processo de ensino aprendizagem musical vivido na escola. O objetivo é compreender as representações de ensino de música através dos conteúdos musicais presentes nesses livros – PNLD/Arte (2015 a 2017). O recorte temporal a partir de 2015 se justifica por ser o período em que o componente curricular Arte passou a ser contemplado pelo Programa Nacional do Livro DidáticoPNLD/Arte. Os referenciais teóricos adotados foram os estudos que compreendem a educação musical como prática social, de Jusamara Souza (1997, 2001, 2004, 2014), e as concepções de representação de Roger Chartier (1990, 1996, 2000, 2011). Essa pesquisa documental-analítica forneceu informações relevantes para reflexões sobre as concepções pedagógico-musicais presentes nos livros adotados, os quais são recursos materiais das escolas de educação básica de todo o país. Partindo dessas premissas, foi possível identificar como é a representação do que é educação musical e/ou como o ensino aprendizagem musical escolar relaciona-se com a concepção de uma identidade, de um domínio, do estabelecimento de uma coletividade através da materialidade do livro didático de Arte. As reflexões apresentadas poderão fomentar políticas públicas para ensino aprendizagem de música na escola, a produção de materiais didáticos específicos, além de contribuir para a formação de professores de música.
Abstract: This work aims to reflect on the challenges that mark contemporary school music education, especially the importance of the didactic book in the process of teaching musical learning lived in school, with the objective of understanding the representations of music teaching from the present musical contents in Art textbooks, PNLD-Arte (2015-2017). The time cut from 2015 onwards is justified because it is a period in which the curricular component Art has come to becontemplated by the National Program of Didactic Book-PNLD / art. The theoretical references adopted were the studies that comprise music education as a social practice, by Jusamara Souza (1997, 2001, 2004, 2014) and Roger Chartier's conceptions of representation (1990, 1996, 2000, 2011). This documentary-analytical research provided relevant information for reflections on the pedagogical-musical conceptions present in the books adopted as material resources in the basic education schools of every country. Based on these premises, it was possible to identify how the representation of what is musical education or teaching school musical learning is related to the conception of an identity, a domain, the establishment of a collectivity through the materiality of the textbook of Art. The reflections presented may promote public policies for teaching music in school, the production of specific didactic material, and contribute to the training of music teachers.
Palabras clave: Educação musical
Music education
Ensino de música
Teaching of music
Escola de educação básica
Basic school and
Livro didático de arte
Art textbook
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Cita: SOUZA, Karla Beatriz Soares de. Abram os livros, por favor...: representações de ensino aprendizagem de música nos conteúdos do livro didático de arte no PNLD (2015 a 2017). 2018. 259 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3601.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3601
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28702
Fecha de defensa: 19-ene-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AbramLivrosPor favor.pdf39.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.