Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28702
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Karla Beatriz Soares de-
dc.date.accessioned2020-02-11T17:41:49Z-
dc.date.available2020-02-11T17:41:49Z-
dc.date.issued2018-01-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Karla Beatriz Soares de. Abram os livros, por favor...: representações de ensino aprendizagem de música nos conteúdos do livro didático de arte no PNLD (2015 a 2017). 2018. 259 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3601.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28702-
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the challenges that mark contemporary school music education, especially the importance of the didactic book in the process of teaching musical learning lived in school, with the objective of understanding the representations of music teaching from the present musical contents in Art textbooks, PNLD-Arte (2015-2017). The time cut from 2015 onwards is justified because it is a period in which the curricular component Art has come to becontemplated by the National Program of Didactic Book-PNLD / art. The theoretical references adopted were the studies that comprise music education as a social practice, by Jusamara Souza (1997, 2001, 2004, 2014) and Roger Chartier's conceptions of representation (1990, 1996, 2000, 2011). This documentary-analytical research provided relevant information for reflections on the pedagogical-musical conceptions present in the books adopted as material resources in the basic education schools of every country. Based on these premises, it was possible to identify how the representation of what is musical education or teaching school musical learning is related to the conception of an identity, a domain, the establishment of a collectivity through the materiality of the textbook of Art. The reflections presented may promote public policies for teaching music in school, the production of specific didactic material, and contribute to the training of music teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectTeaching of musicpt_BR
dc.subjectEscola de educação básicapt_BR
dc.subjectBasic school andpt_BR
dc.subjectLivro didático de artept_BR
dc.subjectArt textbookpt_BR
dc.titleAbram os livros, por favor...: representações de ensino aprendizagem de música nos conteúdos do livro didático de Arte do PNLD (2015 a 2017)pt_BR
dc.title.alternativeOpen the textbook, please...Representations of music teaching and learning in the contents of the Art textbook of PNLD (2015-2017)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Souza, Jusamara-
dc.contributor.referee2Assis, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0796846525384474pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade refletir sobre os desafios que marcam a educação musical escolar contemporânea, sobretudo a importância do livro didático de Arte no processo de ensino aprendizagem musical vivido na escola. O objetivo é compreender as representações de ensino de música através dos conteúdos musicais presentes nesses livros – PNLD/Arte (2015 a 2017). O recorte temporal a partir de 2015 se justifica por ser o período em que o componente curricular Arte passou a ser contemplado pelo Programa Nacional do Livro DidáticoPNLD/Arte. Os referenciais teóricos adotados foram os estudos que compreendem a educação musical como prática social, de Jusamara Souza (1997, 2001, 2004, 2014), e as concepções de representação de Roger Chartier (1990, 1996, 2000, 2011). Essa pesquisa documental-analítica forneceu informações relevantes para reflexões sobre as concepções pedagógico-musicais presentes nos livros adotados, os quais são recursos materiais das escolas de educação básica de todo o país. Partindo dessas premissas, foi possível identificar como é a representação do que é educação musical e/ou como o ensino aprendizagem musical escolar relaciona-se com a concepção de uma identidade, de um domínio, do estabelecimento de uma coletividade através da materialidade do livro didático de Arte. As reflexões apresentadas poderão fomentar políticas públicas para ensino aprendizagem de música na escola, a produção de materiais didáticos específicos, além de contribuir para a formação de professores de música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration259pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3601pt_BR
dc.orcid.putcode68800740-
dc.crossref.doibatchid3a4b1a04-4b1e-418a-aa58-f96d58299cd3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbramLivrosPor favor.pdf39.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.