Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28686
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise da comunicação entre agentes políticos e o público em período eleitoral e não-eleitoral no Facebook
Author: Medrado, Gustavo Henrique de Souza
First Advisor: Santos, Adriana Cristina Omena dos
First coorientator: Tonus, Mirna
First member of the Committee: Araújo, Marcelo Marques
Second member of the Committee: Batista, Carolina Tomaz
Summary: Analisa e compara informações referentes à comunicação de parlamentares e seus públicos nas suas páginas no Facebook. Coleta os dados a partir das publicações com um olhar dedutivodescritivo por meio da análise de conteúdo. Categoriza as atuações dentro das tipologias desenvolvida por Almeida et al. (2018) e outras ramificações adaptadas para este trabalho, identificando padrões de atuação. Aponta, como principais resultados, que: parlamentares menosprezam publicações com mais capacidade de promover o debate político; suas atuações destoam consideravelmente entre um ano eleitoral e não-eleitoral; o público tende a consumir conteúdos com capacidade de projeção e identificação; e emitem mais comentários de apoio do que propositivo. Conclui que os parlamentares optam por permanecer em um nevoeiro de ambiguidade e não incentivam a promoção de um círculo virtuoso, o que pode configurar posturas nocivas à democracia.
Abstract: Analyze and compare information regarding the communication of parliamentarians and their audiences on their Facebook pages. Collects data from publications with a deductivedescriptive look through content analysis. Categorizes the performances within the typologies developed by Almeida et al. (2018) and other branches adapted for this work, identifying performance patterns. Points out, as its main results, that parliamentarians belittle publications that are better able to promote political debate; whereas their performances differ considerably between an election and non-election year; that the public tends to consume projectionable and identifiable content; and make more supportive than purposeful comments. It concludes that the parliamentarians choose to remain in a fog of ambiguity and do not encourage the promotion of a virtuous circle, which can configure postures harmful to democracy.
Keywords: Facebook
Debate político
Parlamentares
Público
Comunicação
Political debate
Parliamentarians
Audience
Communication
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MEDRADO, Gustavo Henrique de Souza. Análise da comunicação entre agentes políticos e o público em período eleitoral e não-eleitoral no Facebook. 2019. 187 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28686
Date of defense: 9-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseComunicaçãoAgentes.pdfTCC2.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons