Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Maria Teresa Menezes-
dc.date.accessioned2020-01-29T17:06:31Z-
dc.date.available2020-01-29T17:06:31Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationFREITAS, Maria Teresa Menezes. Estágio curricular em matemática na perspectiva de extensão universitária:estudo de uma experiência na UFU.. 2000. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.25pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28580-
dc.description.abstractThe focus of the study in thís research is the description and interpretation of the practice of preservice teachers while students of the Curso de Licenciatura em Matemática of the Federal University of Uberlândia, in the first semester of the year 2000. It investigates the exchanges and relations in which interventions and actions are producted and built that can contribute not only to the preparation of the future teacher, but also to the inservice professionals. Besides describing the students/future teachers movements and reflections the study investigates the influence of the exchanges and dialogue among the inservice teachers, university teachers and preservice teachers to stimulate and gather the production, creation and recreation of knowledge arising from practice. Bringing the discussion of the Forum dos Pró-Reitores de Extensão to reflection, the study shows that the activities involving the preservice teacher/students of Math Course in their traineeship period can be a possibility for integration of teaching research and university extension in a dynamic non split manner. The reflective register of the students/future teachers, differentiates from the other materiais of study as they assume approaches with multiple dimensions permitting the university teacher educator understand andinfluence in a listening attitude and constant dialogue leading to a reflection that goes beyond the actions. Although understanding the difficulties that the difference of the daily life of the public schools and the university brings up, the study shows the contribution of the collective work, involving university teachers, high school teachers and preservice teachers, can offer to the ongoing training and knowledge growth of teachers of different leveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectMatemática da UFUpt_BR
dc.titleEstágio curricular em matemática na perspectiva de extensão universitária:estudo de uma experiência na UFUpt_BR
dc.title.alternativeCurricular internship in mathematics from the perspective of university extension: study of an experience at UFUpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marilúcia de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4275464104708444pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8894421674850543pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo descrever e interpretar a prática do estágio curricular desenvolvida pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, no primeiro semestre do ano 2000. Investiga as relações e trocas por meio das quais se constróem e produzem intervenções e ações que contribuem tanto para a formação do futuro profissional, como para os profissionais em serviço. Além de descrever os movimentos dos alunos/futuros professores, pesquisa a influência dos diálogos e trocas entre os professores da escola do ensino médio, professores da universidade e professores-estagiários, para provocar e conduzir a um sistema de produção, criação e (re)criação de saberes oriundos da prática. Trazendo para reflexão as discussões do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão, o trabalho evidencia o estágio curricular do Curso de Licenciatura em Matemática da UFU como possibilidade de integrar ensino, pesquisa e extensão de forma dinâmica e não fragmentada. As notas de campo, elaboradas pelos professores-estagiários/futuros professores diferenciaram-se entre os outros materiais de estudo, por assumirem enfoques com dimensões múltiplas, possibilitando, ao formador, compreender para intervir numa atitude de escuta e diálogo constante, possibilitando uma reflexão que ultrapasse as ações.O presente estudo mostra, considerando as dificuldades do cotidiano escolar, a contribuição que o trabalho coletivo, envolvendo professores universitários, professores da escola de ensino médio e professores-estágiários/futuros professores, pode oferecer para o desenvolver do conhecimento na formação inicial e continuada dos professores dos vários níveis de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration181pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.25pt_BR
dc.orcid.putcode81753848-
dc.crossref.doibatchid3e6ed336-e1f1-449c-8597-394a7d632802-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstágioCurricularMatemática.pdf6.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons