Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28580
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Estágio curricular em matemática na perspectiva de extensão universitária:estudo de uma experiência na UFU
Título(s) alternativo(s): Curricular internship in mathematics from the perspective of university extension: study of an experience at UFU
Autor(es): Freitas, Maria Teresa Menezes
Primeiro orientador: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
Resumo: Este estudo tem por objetivo descrever e interpretar a prática do estágio curricular desenvolvida pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, no primeiro semestre do ano 2000. Investiga as relações e trocas por meio das quais se constróem e produzem intervenções e ações que contribuem tanto para a formação do futuro profissional, como para os profissionais em serviço. Além de descrever os movimentos dos alunos/futuros professores, pesquisa a influência dos diálogos e trocas entre os professores da escola do ensino médio, professores da universidade e professores-estagiários, para provocar e conduzir a um sistema de produção, criação e (re)criação de saberes oriundos da prática. Trazendo para reflexão as discussões do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão, o trabalho evidencia o estágio curricular do Curso de Licenciatura em Matemática da UFU como possibilidade de integrar ensino, pesquisa e extensão de forma dinâmica e não fragmentada. As notas de campo, elaboradas pelos professores-estagiários/futuros professores diferenciaram-se entre os outros materiais de estudo, por assumirem enfoques com dimensões múltiplas, possibilitando, ao formador, compreender para intervir numa atitude de escuta e diálogo constante, possibilitando uma reflexão que ultrapasse as ações.O presente estudo mostra, considerando as dificuldades do cotidiano escolar, a contribuição que o trabalho coletivo, envolvendo professores universitários, professores da escola de ensino médio e professores-estágiários/futuros professores, pode oferecer para o desenvolver do conhecimento na formação inicial e continuada dos professores dos vários níveis de ensino.
Abstract: The focus of the study in thís research is the description and interpretation of the practice of preservice teachers while students of the Curso de Licenciatura em Matemática of the Federal University of Uberlândia, in the first semester of the year 2000. It investigates the exchanges and relations in which interventions and actions are producted and built that can contribute not only to the preparation of the future teacher, but also to the inservice professionals. Besides describing the students/future teachers movements and reflections the study investigates the influence of the exchanges and dialogue among the inservice teachers, university teachers and preservice teachers to stimulate and gather the production, creation and recreation of knowledge arising from practice. Bringing the discussion of the Forum dos Pró-Reitores de Extensão to reflection, the study shows that the activities involving the preservice teacher/students of Math Course in their traineeship period can be a possibility for integration of teaching research and university extension in a dynamic non split manner. The reflective register of the students/future teachers, differentiates from the other materiais of study as they assume approaches with multiple dimensions permitting the university teacher educator understand andinfluence in a listening attitude and constant dialogue leading to a reflection that goes beyond the actions. Although understanding the difficulties that the difference of the daily life of the public schools and the university brings up, the study shows the contribution of the collective work, involving university teachers, high school teachers and preservice teachers, can offer to the ongoing training and knowledge growth of teachers of different leveis.
Palavras-chave: Estágio curricular
Matemática da UFU
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FREITAS, Maria Teresa Menezes. Estágio curricular em matemática na perspectiva de extensão universitária:estudo de uma experiência na UFU.. 2000. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.25
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.25
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28580
Data de defesa: 2000
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstágioCurricularMatemática.pdf6.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons