Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28576
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise do livro didático sobre o conteúdo do solo no ensino de Geografia
Autor(es): Vilela, Larissa Silva
Primeiro orientador: Miyazaki, Leda Correia Pedro
Primeiro membro da banca: Magrini, Maria Angélica de Oliveira
Segundo membro da banca: Costa, Húrbio Rodrigues de Oliveira Costa
Resumo: Este trabalho pretendeu analisar o estudo do solo nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental, refletindo sobre as formas de apresentação dos conteúdos expressos em livros distintos, abordando como o conteúdo está sendo trabalhado. Desta forma visa propor alternativas que possam melhorar essa situação, como a contribuição das instituições do ensino superior na melhoria do ensino do solo. Visto que o mesmo, é um componente de suma importância ao meio ambiente, nesse sentido deve ser tratado a partir da relação do cotidiano e do ambiente em que o aluno está inserido. Assim o objetivo deste trabalho é a investigação de como é a conceitualização do tema solos está sendo abordada nos livros do ensino fundamental. Com a realização da análise de três livros didáticos, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, observando os elementos visuais como ilustrações, fotografias e os exercícios propostos, juntamente com elaboração de fichas avaliativas que auxiliem nessa problematização. Podendo chegar à conclusão com a análise de que os livros analisados, possuem a necessidade de uma integração a outras estratégias de ensino, devido a abordagem dos conceitos e ilustrações apresentar formas limitadas exigindo um grau maior de conhecimento e interpretação para obter uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: This work aimed to analyze the study of the soil in the Geography textbooks of elementary school, reflecting on the ways of presentation of the contents expressed in different books, addressing how the content is being worked. Thus, it aims to propose alternatives that can improve this situation, such as the contribution of higher education institutions in improving soil education. Since it is a component of paramount importance to the environment, in this sense it must be treated from the relationship of daily life and the environment in which the student is inserted. Thus, the objective of this work is the investigation of how the conceptualization of the soils theme is being approached in the elementary school books. With the analysis of three textbooks, based on the National Curriculum Parameters, observing the visual elements such as illustrations, photographs and the proposed exercises, along with the elaboration of evaluation sheets that help in this problematization. It can be concluded with the analysis that the books analyzed, have the need for integration with other teaching strategies, because the approach of concepts and illustrations present limited forms requiring a greater degree of knowledge and interpretation for a more meaningful learning.
Palavras-chave: Solo
Livro didático
Ensino de Geografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VILELA, Larissa Silva. Análise do livro didático sobre o conteúdo do solo no ensino de Geografia. 2019. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28576
Data de defesa: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseLivroDidático.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons